EUA: pedal de freio “inteligente” poderá ser obrigatório


O governo americano poderá tornar obrigatório para todos os carros um sistema de frenagem de segurança para evitar a ocorrência de aceleração involuntária, que pode levar à perda de controle do veículo. A informação, atribuída ao secretário americano dos Transportes, Ray LaHood, foi veiculada na tarde desta terça-feira pelo jornal The New York Times.
O brake override system, conhecido como “pedal inteligente”, desativa o acelerador quando o pedal do freio é pressionado, permitindo que o motorista pare o carro mesmo com o acelerador travado em curso máximo. O equipamento já é adotado em modelos de várias marcas, como Volkswagen, Nissan, BMW e Chrysler.

A Toyota, cujos problemas com aceleração involuntária levaram ao recall de mais de seis milhões de automóveis, teria o sistema instalado em cerca de um quinto de seus modelos vendidos nos EUA.

Nos carros equipados com acelerador eletrônico, cada vez mais comuns, problemas de interferência eletromagnética, erros de software ou até mesmo um curtocircuito causado por umidade podem levar o comando computadorizado do motor a manter ou mesmo aumentar a aceleração, ignorando o fato do motorista tentar diminuir a velocidade pisando no freio. O sistema de segurança corta o funcionamento do motor caso perceba que o acelerador e o freio estão sendo usados simultaneamente.

JM

Fonte: Auto Estrada