Exportação assegura produção mexicana

Com a invasão de veículos usados o mercado de veículos zero-quilômetro no México apresentou pequeno recuo no primeiro semestre deste ano. Com isso os volumes de produção das montadoras instaladas naquele país têm crescido em função das exportações. Segundo dados da Amia, associação que reúne as fabricantes no México, de janeiro a junho embarcaram para outros países 836,2 mil veículos, alta de 12,5% sobre o mesmo período de 2007. Em junho 153,3 mil unidades foram exportadas, crescimento de 18,3% com relação o mesmo mês do ano passado.

No mercado doméstico as vendas do semestre totalizaram 514,3 mil veículos, queda de 1,2% na comparação com 2007.

O desempenho das vendas em junho registrou uma leve alta de 1,1% com 81,4 mil unidades comercializadas.

No ritmo atual o mercado interno mexicano vem encolhendo segundo apontam as vendas dos doze últimos meses. De julho de 2007 a junho de 2008 tomaram as ruas do país 1 milhão 93 mil unidades, volume 3% menor do que o registrado no período anterior.

Como conseqüência a produção de veículos é assegurada pelos mercados externos. Em junho as montadoras produziram 189,6 mil veículos, retração de 1,2% na comparação com igual mês do ano passado. No acumulado de janeiro a junho saíram das linhas de montagem 1 milhão 48 mil veículos.
(Maira Nascimento)

Fonte: Boletim Autodata