Exportações: crescimento em valor, queda em volume


Número de veículos comercializados no exterior caiu 9,9% no 1º bimestre.

Giovanna Riato, AB

As exportações de veículos tiveram um primeiro bimestre controverso, com redução em volume mas aumento em valor. Foram comercializadas 69,5 mil unidades no acumulado dos dois primeiros meses do ano, com retração de 9,9% em sobre o mesmo período do ano passado. Em fevereiro foram vendidos 36,4 mil veículos nacionais no exterior, resultado 21,1% inferior ao do mesmo mês de 2011 e 10,2% maior do que o de janeiro deste ano.

Em valor as exportações brasileiras somaram US$ 2,41 bilhões no bimestre, resultado 14,1% maior do que o anotado há um ano. O faturamento com vendas internacionais chegou a US$ 1,26 bilhão em fevereiro, com avanço de 8,1% na base anual e de 9,9% na mensal. As informações foram divulgadas pelas Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, na terça-feira, 6.

A mudança no mix de produtos é apontada pela entidade como responsável pela diferença no desempenho do setor quando consideradas as unidades e quando avaliadas as receitas. “Houve ainda aumento dos preços dos nossos produtos no mercado internacional por influência do câmbio”, explica Cledorvino Belini, presidente da organização.

Fonte: Automotive Business