Fabricante chinesa pretende se instalar no Sul

A Nanjing Yinghao Vehicle Manufacturing Company confirmou intenção de instalar uma unidade de produtiva no Brasil, a primeira fora da China. O diretor presidente Sun Qirong está no Rio Grande do Sul, onde permanece até o dia 15, para vistoriar áreas na cidade de Rolante, que supostamente abrigará a unidade. Nesta semana o executivo conheceu terreno na RS 240, km 30, e o aprovou, preliminarmente, para localização da montadora.

De acordo com Jamil Abdo, diretor da Abdo Advogados e representante da fabricante no Brasil, a construção da planta terá início no segundo semestre de 2009. Na primeira etapa os automóveis elétricos serão montados no Brasil a partir de componentes provenientes da China.

Inicialmente as tratativas estavam sendo feitas com a Jinxlang Fang Neng Eletromobille, que assinou protocolo de intenções em janeiro deste ano com o Município, mas que foram suspensas por entraves na gestão. Desde então as conversas passaram a ser feitas com a Nanjing Yinghao.

A montadora tem uma fábrica de 50 mil metros quadrados em Nanjing, onde produz carros elétricos, veículos a combustão, motocicletas e triciclos. A empresa tem autorização governamental para fabricar e vender fora da China.

O advogado adianta que no decorrer da próxima semana serão definidos os modelos a serem montados. No seu retorno à China o dirigente da empresa determinará o envio de cinco modelos de carros elétricos e cinco de combustão para avaliação pelo mercado e certificações legais.
(Roberto Hunoff, de Caxias do Sul, RS)

Fonte: Boletim Autodata