Fabricantes de automóveis dos EUA se preparam para enfrentar crise financeira

Analistas de mercado prevêem retração nas vendas.
Montadoras adiam investimentos e cortam custos de produção.

Do G1, com informações da EFE
Fabricantes de automóveis dos Estados Unidos se preparam para reduzir custos e enfrentar a queda nas vendas prevista para este ano, segundo reportagem publicada nesta quinta-feira (20) pelo jornal The Wall Street Journal.
Uma das principais empresas de análise de mercado, a J.D.Powers, estimou que serão vendidas em 2008 pouco menos de 15 milhões de unidades de carros, o que significa quase 1 milhão a menos do que as vendas totais de 2007.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, a General Motors decidiu segurar alguns investimentos previstos para o primeiro trimestre, para assegurar que a empresa tenha liquidez para enfrentar o enfraquecimento do mercado.

Já a direção da Ford se prepara para realizar cortes de gastos e manter o objetivo de ter um ano de 2009 rentável. O diretor da companhia Alan Mulally declarou em Nova York que, além de um programa de demissões voluntárias, a empresa tem ´muitas outras opções´ para reduzir custos, se houver necessidade.

A Chrysler, por sua vez, anunciou na abertura do Salão do Automóvel de Nova York que a empresa tomará cortes ´agressivamente conservadores´ diante da situação do mercado financeiro norte-americano.

Fonte: G1 Globo Online