Apesar da crise financeira que atinge os Estados Unidos, os principais dirigentes das montadoras de caminhões mantêm posição positiva em relação ao futuro do mercado automotivo brasileiro. “É difícil saber como a turbulência financeira do mercado americano afetará os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), mas estou convencido que o Brasil está numa situação macro financeira melhor do que no passado”, disse Hubertus Troska, responsável pela divisão mundial de caminhões Mercedes-Benz, em Hanover, durante a 62º Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA). Para Paolo Monferino, presidente mundial da Iveco, a América Latina continua sendo um dos melhores mercados do mundo em veículos comerciais, principalmente o Brasil, onde a empresa está aumentado sua participação nas vendas de caminhões. “Em 2009 vamos ter uma redução de 10% no mercado europeu, mas compensaremos essa baixa com o crescimento dos negócios na América Latina, sobretudo no Brasil”, destacou Monferino. Para o presidente da Volkswagen Caminhões, Roberto Cortes, a crise financeira não causará grande impacto no mercado automotivo brasileiro porque os negócios estão se expandido de forma sustentável. “O Brasil tem grande potencial de crescimento por causa da necessidade da renovação da frota de caminhões e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que aquece o setor de construção civil”, disse Cortes. (Gazeta Mercantil)
Fonte: Boletim Autodata