O regime de Hugo Chávez mantém em vigência o controle de câmbio há cerca de cinco ano e gerenciamento eficiente das dividas tem sido uma das maiores deficiência do chamado governo revolucionário, além de ser uma das principais fontes de corrupção.
As fábricas estabelecidas no país abastecem o mercado venezuelano de veículos das marcas Chevrolet, Chrysler, Ford, Fuso, Hyundai, Iveco, Jeep, Mercedes-Benz, Mack, Mitsubishi e Toyota.
Dentre as plantas industriais, uma já paralisa as atividades durante às sextas-feiras a fim de administrar os estoques de materiais, enquanto outras alertam para o término de suas reservas de óleo e graxa. Fornecedores de assentos reclamam de suas dificuldades para atender seus clientes, bom como os fornecedores de vidro. Caso similar também ocorre entre os produtores de molas e amortecedores.
Além do desabastecimento, há os desentendimentos sindicais com as empresas e a ocupação da Metalpress, que acabou parando por mais de dez dias a produção da MMC Automotriz (Hyundai, Fuso e Mitshubishi) e da Bridgestone Firestone, que já deixou de abastecer de maneira regular as montadoras.
(Redação AutoData)
Fonte: Boletim Autodata