Falta de insumos pára as montadoras da Venezuela

Diversas das sete montadoras de veículos da Venezuela estão a ponto de paralisar suas atividades pela falta de insumos fundamentais para a continuidade da produção, segundo informou a agência especializada Flash de Motor. O problema reside no descumprimento do governo na liberação das divisas solicitadas para a importação de materiais. A demora da entrega dos dólares se soma a já dramática situação na qual passam os fabricante de autopeças e fornecedores de óleos e lubrificantes.

O regime de Hugo Chávez mantém em vigência o controle de câmbio há cerca de cinco ano e gerenciamento eficiente das dividas tem sido uma das maiores deficiência do chamado governo revolucionário, além de ser uma das principais fontes de corrupção.

As fábricas estabelecidas no país abastecem o mercado venezuelano de veículos das marcas Chevrolet, Chrysler, Ford, Fuso, Hyundai, Iveco, Jeep, Mercedes-Benz, Mack, Mitsubishi e Toyota.

Dentre as plantas industriais, uma já paralisa as atividades durante às sextas-feiras a fim de administrar os estoques de materiais, enquanto outras alertam para o término de suas reservas de óleo e graxa. Fornecedores de assentos reclamam de suas dificuldades para atender seus clientes, bom como os fornecedores de vidro. Caso similar também ocorre entre os produtores de molas e amortecedores.

Além do desabastecimento, há os desentendimentos sindicais com as empresas e a ocupação da Metalpress, que acabou parando por mais de dez dias a produção da MMC Automotriz (Hyundai, Fuso e Mitshubishi) e da Bridgestone Firestone, que já deixou de abastecer de maneira regular as montadoras.
(Redação AutoData)

Fonte: Boletim Autodata