Fãs do Niva saúdam a volta do jipe russo ao Brasil


Fabricantes prometem lançamento do Lada 4×4 para meados de 2009.
Novo modelo virá com motor de injeção multiponto 1.7.

Rodrigo Vianna
Do G1, no Rio

Longe das vitrines brasileiras há cerca de 10 anos, o robusto jipe Lada Niva se prepara para voltar ao país. Compacto e barato, o veículo é ideal para amantes do off-road que procuram um carro que também possa rodar na cidade. Fabricantes prometem que, em menos de um ano, o velho Niva já estará disponível para importação regular.

O Niva começou a ser importado da Rússia em 1991, com um motor 1.6 de 70 cavalos. Conhecido por combinar um 4×4 com um modelo de cabine fechada e suspensão mais macia, o novo jipe não deve custar mais de R$ 30 mil, fazendo dele o modelo com tração integral mais barato do país.

Uma curiosidade do jipe russo está na semelhança com o antigo Fiat 147, perceptível em detalhes como maçanetas, forração do teto e janelas. Em 1998, a empresa Lada anunciava a chegada do Niva 1.7, com injeção eletrônica semelhante à encontrada nos Chevrolet Corsa fabricados até 1996.

Dessa vez, os fãs do Niva, conhecidos como “niveiros”, têm mais de um motivo para comemorar. O Lada 4×4, novo nome do Niva, está no Brasil para testes de homologação. Trata-se de um modelo com motor de injeção multiponto 1.7, de 80 cavalos de potência.

“O Niva é conhecido por ser um carro de fácil mecânica e ideal tanto para o campo quanto para a cidade. Essas características não podem mudar. Existe a possibilidade dos novos modelos já virem com a direção hidráulica. Isso atenderia plenamente o mercado”, disse o gerente de oficina Walter Gelpke, ex-funcionário da Lada Brasil.

De acordo com o gerente de oficina, um dos maiores problemas em manter o Niva no Brasil é a oferta de peças. Ele acrescentou que, atualmente, os acessórios precisam ser encomendados a importadoras ou são adaptados. Com a volta do veículo ao mercado nacional, ele acredita que esse quadro pode mudar.

Antigo, mas com cara de novo

Um velho jipe russo com aparência de novo. Foi pensando assim que o niveiro Luiz Guilherme Monteiro do Nascimento equipou o seu Niva 91: aparelho de DVD, som digital, novos bancos, bússula e kit gás passaram a compor o veículo do técnico de eletrônica. Segundo ele, o carro, que foi comprado como mais um “brinquedo”, passou a ser útil no trabalho e para a família.

Fonte: G1 Globo Online