A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos) divulgou na última quarta-feira (02) o relatório de emplacamentos da indústria automotiva relativo ao mês de junho. Ao contrário de maio, quando constatou-se uma ligeira queda nas vendas, em junho a alta em relação ao mês passado foi de 5,6%, considerando automóveis e comerciais leves. Com relação a junho de 2007, o resultado é ainda mais expressivo: subiu 28,6%. No semestre já foram vendidos 30,1% veículos a mais, frente ao mesmo período de 2007, um total de 1 407 434 unidades.
O Gol, apesar do lançamento da nova geração neste mês, manteve a liderança. E mais: suas vendas subiram 13%. Fechou o mês com 24 473 unidades comercializadas. O grande destaque de junho ficou por conta da Fiat. A empresa, além de ampliar a liderança anual em 0,3%, com 25,1% do mercado, contra 21,7% da VW e 21,5% da GM, ainda emplacou o carro de maior crescimento no mês. Vendeu 3 274 unidades da nova Palio Weekend, reestilizada no mês passado, uma alta de 397,4% frente ao mês de maio de 2008, quando foram comercializadas 824 unidades. Isso sem falar que o Palio passou das 20 000 unidades (20 281).
Outro destaque foi a Citroën, que encostou de vez na Toyota na briga pelo 8º lugar entre os fabricantes. Em junho, a francesa teve uma participação no mercado maior que a da rival (3,22% contra 2,15%), impulsionada pelo aumento nas vendas do C4 Pallas. No acumulado do ano, as montadoras estão praticamente empatadas, (2,58% para a Toyota e 2,57% para a Citröen) e ambas estão pertinho da Peugeot, a sétima colocada.
Além de estar perdendo espaço para a Citröen, a Toyota ainda não conseguiu fazer frente à Honda na disputa entre Civic e Corolla, uma das mais comentadas do mercado. O Honda ainda é o líder absoluto entre os sedãs médios. Suas 5 409 unidades vendidas em junho representam mais de um terço da categoria e dão ao carro a décima posição no ranking geral, à frente de modelos com preço bem inferior, como os GM Corsa hatch e Prisma. O Corolla continua em segundo com 3 939 carros vendidos em junho.
Por fim, o desempenho do Peugeot 407 também merece destaque. O sedã grande teve um aumento de 305% nas vendas entre maio e junho, o maior crescimento na categoria. Isso mostra que a política da empresa de reduzir o preço da versão de entrada do carro, de R$ 98 000 para R$ 87 500.
Por Felipe Tau
Fonte: Terra Carro online