Fenabrave prevê cenário positivo e pode elevar projeção

BETH MOREIRA – Agencia Estado

SÃO PAULO – O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Sérgio Reze, afirmou hoje que o mercado brasileiro deverá continuar crescendo de maneira expressiva nos próximos meses, puxado pela estabilidade econômica, pelo aumento do volume de crédito e alongamento dos prazos de financiamento. “A previsibilidade estimula a entrada de novos consumidores nesse mercado”, disse.

O executivo manteve, no entanto, a projeção de crescimento de 21,33% para as vendas totais de veículos em 2008, apesar do ritmo forte de vendas registrado no primeiro bimestre do ano, de 32,76%. “Vamos manter as projeções por enquanto, mas poderemos rever os números a qualquer momento”, afirmou.

O presidente da Fenabrave destaca que o País está vivendo um ciclo virtuoso. Reze lembra que, apesar da crise no setor de crédito imobiliário nos Estados Unidos e o temor de uma recessão no país, o Brasil não sofreu praticamente nenhum impacto. “Continuamos registrando a entrada de moeda estrangeira e nosso real continua valorizado”, destacou.

O executivo comentou ainda que a reforma tributária deverá contribuir para a melhora desse cenário. “A economia poderá crescer 0,5% a mais por conta dessa reformulação, afirmam alguns economistas.” As novas regras para operações de financiamento, avaliou Reze, também são positivas. “Aprovamos porque dá maior transparência ao processo.”

Ele garantiu ainda que a fila de espera para compra de carros nas concessionárias, que pode ultrapassar 60 dias para alguns modelos de automóveis, não significa que está faltando produto no mercado. “Essa espera só acontece para os modelos mais completos”, disse.

Questionado sobre a existência de ágio para alguns modelos, o executivo admitiu que há cobrança de “sobrepreço”, mas apenas para alguns lançamentos. “O novo Ka, por exemplo, caiu no gosto do público, mas é uma exceção, porque trata-se de um novo modelo”, afirmou.

Fonte: Agência Estado