Fiat Automóveis recebe a certificação ISO 50001

Empresa é a primeira montadora de automóveis no País a ter o atestado de gestão de energia

REDAÇÃO AB

A Fiat Automóveis tornou-se a primeira fábrica de carros do País a obter a ISO 50001, certificação relativa à gestão de energia. A empresa informa que investiu na disseminação de tecnologias e práticas para a melhoria do desempenho energético em todos os seus processos de produção, desde o projeto até a montagem final.

Em comunicado à imprensa, a montadora esclarece que para cada veículo produzido a redução do consumo de energia chegou a 57% desde 1994. Nos últimos cinco anos, os investimentos diretos em gestão ambiental e energia ultrapassaram R$ 30 milhões e somam-se a recursos indiretos que resultaram em melhorias técnicas para a eficiência energética.

Segundo ainda a Fiat, a energia que deixou de ser consumida na fábrica de Betim MG, em função das melhorias realizadas, seria suficiente para abastecer durante um ano uma cidade de 80 mil habitantes. “A soma das diversas iniciativas de eficiência energética contribui para que a empresa torne-se ainda mais competitiva no mercado. Além de significar menor impacto ao meio ambiente, gera economia”, ressalta o gerente de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho da Fiat Chrysler para a América Latina, Cristiano Felix.

A planta de Betim, a maior da Fiat Chrysler no mundo, utiliza como fontes de energia a eletricidade, ar comprimido, vapor, água superaquecida, gás natural e combustíveis. Atualmente, 99% da energia elétrica usada vem de fontes renováveis predominantemente hidráulica, incluindo os painéis solares fotovoltaicos instalados na fábrica, capazes de gerar 19,5 mil kW/ano, utilizados para acender lâmpadas.

Fonte: Automotive Business