Fiat Chrysler e PSA alteram termos da fusão por conta da covid-19

As montadoras informaram que a previsão de completar o acordo até o final de março de 2021 não foi alterada

Por Dow Jones Newswires — Paris e Milão – 14/09/2020

A Fiat Chrysler e a PSA Group alteraram os termos da proposta de fusão para preservar caixa, com as duas montadoras ajustando suas posições financeiras após os efeitos negativos da pandemia de covid-19.

A Fiat Chrysler vai pagar, agora, um total de 2,9 bilhões de euros em dividendos extraordinários aos seus acionistas antes do fechamento da fusão, abaixo dos 5,5 bilhões de euros anunciados inicialmente, segundo comunicado conjunto divulgado nesta segunda-feira (14).

A PSA, dona das marcas Peugeot e Citroën, concordou em alterar o acordo para cindir sua participação de 46% na fabricante de peças Faurecia antes do fechamento da operação. Ao invés disso, a fatia de 2,7 bilhões de euros na empresa de capital aberto será vendida ao final da fusão.

As montadoras informaram que a previsão de completar o acordo até o final de março de 2021 não foi alterada.

O corte nos dividendos ocorreu depois que a Fiat Chrysler, assim como muitos de seus pares, registrou prejuízo no segundo trimestre, com as medidas de combate ao novo coronavírus forçando a interrupção da produção e queda nas vendas. Embora tenha uma posição confortável em termos de liquidez, a montadora ítalo-americana gastou mais recursos do que recebeu no período.