Fiat Chrysler terá carros da Chery em seu portfólio

    Fiat Chrysler terá carros da Chery em seu portfólio

    Pouco antes de atingir o olho do furacão financeiro que varreu a indústria automotiva dos EUA no fim da década de 2000, a Chrysler – em desespero – chegou a fechar um acordo com a Chery para ter carros como o Face (Dodge Breeze) no mercado americano. Porém, o projeto deu errado por motivos óbvios e a montadora desceu ladeira abaixo, sendo resgatada por Washington e depois pela Fiat.

    Mas, parece que a ideia da Chrysler de ter carros da Chery em seu portfólio retornou, mas não nos states. Conversas entre FCA e a montadora chinesa estariam avançadas e o ingresso de modelos subcompactos oriundos de Wuhu deve acontecer já em 2019, mas no México.

    Como se sabe, a FCA tem no México um histórico de vender carros subcompactos de outras marcas. Ela fez isso durante décadas com a Hyundai, importando modelos como o Atos Prime e revendendo-os como produtos da Dodge, um contraste com o restante da gama da marca dos muscle cars americanos.

    Fiat Chrysler terá carros da Chery em seu portfólio

    No entanto, a Hyundai decidiu assumir sua operação no México em parceria com a Kia Motors e assim retirou da FCA a representação no país, passando a produzir localmente. Para não ficar sem carros para vender, a Fiat Chrysler assumiu um compromisso com a Mitsubishi para vender modelos pequenos, como o sedã Mirage, que ficou conhecido como Dodge Attitude.

    Mas, o acordo com a Mitsubishi – feito para ser renovado a cada cinco anos – não deve passar de seu primeiro contrato, pois com a venda de 34% do controle da montadora japonesa para a Nissan, a aliança franco-nipônica revogou a parceria. Assim, a partir de abril de 2019, a Mitsubishi sai de cena e então entrará a Chery.

    A gama de produtos importada da China ainda não é conhecida, mas comenta-se que os mais prováveis sejam New QQ e Fullwin 2, que aqui ficou conhecido como Celer. Bem que essa dupla poderia ser importada do Brasil, onde existe produção em Jacareí-SP.

    É de se estranhar que a FCA ainda venda carros de outras marcas, quando poderia bem explorar a gama da Fiat. Argo e Cronos, por exemplo, ainda não são vendidos por lá e poderiam ser oferecidos como Dodge.

    [Fonte: Al Volante]

    © Noticias Automotivas. A notícia Fiat Chrysler terá carros da Chery em seu portfólio é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.