Fiat começará com 20% de participação na Chrysler

O governo Obama tem pressa na reestruturação da indústria automobilística norte-americana e busca uma solução aceitável para a General Motors, que tem até o final de maio para apresentar seu plano de recuperação.

Uma das idéias em estudo é a separação da empresa em duas unidades de negócios – uma nova seria criada para absorver Hummer, Pontiac, Saturn e Saab.

Uma recuperação judicial, programada para ser rápida, parece inevitável para Chrysler e GM obterem melhores condições de negociar com credores e sindicatos. Na semana passada o foco esteve no acordo entre Chrysler e Fiat, que tem a mediação do governo norte-americano.

Fiat começa com 20% na Chrysler

Os primeiros entendimentos da Chrysler e Fiat para uma aliança, com a supervisão do governo norte-americano, devem levar a uma participação da empresa italiana em 20% do capital da Chrysler, com aumentos sucessivos de 5% até o patamar de 35% à medida que seja efetivada a transferência de tecnologias para plataformas e powertrains.

A participação subiria para 25% tão logo o primeiro motor Fiat seja certificado nos Estados Unidos; para 30% no início da produção do primeiro veículo baseado na família Fiat; e 35% quando um destes veículos for exportado.

Antes da Fiat eventualmente chegar a 55% de participação, a Chrysler teria que completar o pagamento do empréstimo obtido junto ao governo, que já soma US$ 4 bilhões e pode ter um acréscimo de mais US$ 6 bilhões se a aliança for completada.

Fonte: Automotive Business