Fiat desenvolve no Brasil motor a álcool e diesel

A Fiat está desenvolvendo no Brasil um motor inédito, combinando o ciclo diesel com álcool como combustível. O projeto visaria o uso em caminhões e máquinas agrícolas e deve chegar ao mercado em 2010.
A notícia foi veiculada pelo jornal inglês Economic Times. Segundo a publicação, a Fiat está investindo no projeto cerca de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 27 milhões). O desenho parte da utilização de um bloco diesel convencional e teria um sistema não convencional de alimentação, que mistura o álcool com óleo diesel na hora da entrada no cilindro. Os dois combustíveis seriam armazenados em tanques separados.

A matéria cita o engenheiro João Irineu Medeiros, da Fiat Power Train, ao afirmar que a decisão de manter álcool e diesel separados se relaciona com a segurança e que a mistura prévia dos dois poderia, eventualmente, causar explosões.

Funcionando no ciclo diesel, o motor não tem velas de ignição e a combustão se dá pelo aquecimento provocado pela compressão do ar nos cilindros. O óleo diesel seria usado em porções mínimas, apenas para dar início à combustão. A partir daí, o álcool seria injetado. O conceito combina com a tecnologia diesel mais recente, em que a injeção de combustível se dá em mais de uma etapa, otimizando a queima e diminuindo a emissão de poluentes.

Apesar de, para obter o mesmo desempenho, o novo motor consumir um maior volume de álcool do que um motor diesel convencional, o baixo preço do combustível orgânico reduziria em muito o custo de operação. O sistema seria ainda mais atrativo para as usinas produtoras, que poderiam usar seu próprio etanol nas máquinas e caminhões envolvidos na colheita da cana e transporte do combustível, que atualmente são movidos a diesel puro. A reportagem afirma que os novos motores serão testados já na próxima safra da cana, montados em caminhões com chassis da Iveco e que a Bosch, fabricante de sistemas de injeção, participa do projeto.

JM

Fonte: Auto estrada