Fiat está aberta a conversas com a Volvo

                                             Escrito por José Antonio Leme

O CEO do Grupo Fiat e do Grupo Chrysler, Sergio Marchionne, disse durante o Salão de Genebra que está aberto a conversas sobre uma parceria com a Volvo para o desenvolvimento de carros compactos.

“Eu estou interessado em conversar com todo mundo que deseja conversar comigo” disse Marchionne. Do outro lado, Stefan Jacoby, CEO da Volvo, foi conciso: “Nós estamos abertos a parceiros”. “Estamos disponíveis para colaboração em uma situação onde ambos ganhem ao partilhar plataformas, motores e para escala de economia”, completou.

Pertencente a marca chinesa Geely, a Volvo já teve um longo período de parceria com a Ford, no qual era parte do grupo norte-americano. Atualmente a marca sueca desenvolveu uma nova geração de motores quatro cilindros turboalimentados e uma nova plataforma para carros de porte médio, mas não tem nada no segmento de carros compactos.

Atualmente, o Grupo Fiat já mantém conversas com a Suzuki, que recentemente foi a justiça para encerrar uma parceria mal sucedida com a Volkswagen. No caso a Fiat irá fornecer motores diesel para modelos da Suzuki na Europa. “Eu não quero tentar criar uma série de soluções futuras. Nós pegaremos benefícios dos trabalhos dos outros”, disse Marchionne.

Quando questionado sobre a aliança entre GM e PSA Peugeot Citroën, Marchionne disse que nunca tentou negociar com os franceses antes da GM e acredita que os custos de uma integração, nem sempre levam ao objetivo final. “Eu não gostaria de ser a GM. A integração para corte de custos não melhoram muito os números e podem não se encontrar com as exigências feitas”.

Fonte: Car Magazine