A General Motors detém as divisões Opel, que tem sede na Alemanha, e Vauxhall, na Inglaterra.
A sueca Saab, que também pertence à GM, pode ser outro alvo da Fiat.
O avanço da Fiat abre caminho para a constituição de uma nova mega-empresa no setor automotivo, no qual podem estar juntos os interesses do fabricante italiano na Chrysler e na Opel, cuja tecnologia é utilizada nos carros que a General Motors fabrica no Brasil.
“A Opel é nosso parceiro perfeito”, disse Sérgio Marchionn, CEO da Fiat.
A operação da GM na América Latina estaria entre os alvos de negócios da Fiat? Segundo agências internacionais, a resposta é afirmativa. A empresa estaria interessada até mesmo em absorver a operação na região.
A compra da Opel pela fabricante italiana, mesmo que não seja acompanhada pela absorção dos negócios da GM na América Latina, pode provocar uma nova aproximação entre as operações da General Motors e Fiat no Brasil. Vale lembrar que as duas empresas estabeleceram em 2000 uma joint venture global (já desfeita), com reflexos no Brasil nas áreas de compra e powertrain (motores e transmissões).
Como resultado da joint venture, até hoje a Fiat ainda recebe motores 1.8 litro fabricados pela General Motors no Brasil.
Outra questão a ser respondida é o grau de integração que pode acontecer entre as operações da Fiat e Chrysler no Brasil.
Fonte: Automotive Business