O Fiat Panda zerou… O subcompacto da marca italiana foi testado novamente pelo Euro NCAP. Apesar de ter conseguido 4 estrelas num teste realizado em 2011, o modelo mais vendido do mercado italiano simplesmente não ganhou qualquer estrela na avaliação recente, cujas regras são mais rígidas que há sete anos.
De acordo com o Euro NCAP, este é o pior resultado de um carro testado pelo instituto no que se refere à proteção das crianças, onde a segurança dos pequenos foi avaliada em apenas 16% de proteção contra média de 79% do mercado europeu. Junto com o Fiat Punto, que foi testado oito meses antes de sair do mercado da Europa, o Panda coloca um segundo zero no currículo da marca por lá.
Mas o que aconteceu no Panda? Segundo o Euro NCAP, crianças de 10 anos tem “alto risco de lesões” em impacto lateral por conta do choque entre as cabeças. A análise do instituto apontou para um elevado percentual de risco de lesões no pescoço e cabeça de crianças entre 6 e 10 anos, no banco traseiro do carro da Fiat.
Além disso, o Panda registrou 45% de proteção dos ocupantes adultos na frente e 47% de proteção para pedestres. O pequeno da Fiat também recebeu várias menções ruins sobre outros pontos da proteção dos ocupantes, inclusive teve os cintos de segurança do banco traseiro reprovados, sendo classificados como fora do padrão do teste do Euro NCAP.
Isso sem contar a quase completa falta de assistência para o condutor, que registrou apenas 7% de proteção durante a condução. Ou seja, apenas os airbags duplos e freios ABS são oferecidos pelo Fiat Panda testado. Nem mesmo aviso de cintos atados ou lembretes para atar os cintos foram encontrados no carro.
Lançado em 2011, o Fiat Panda é um primo distante do nosso Uno e, segundo a marca, “cumpre com toda a legislação de segurança em todos os países em que é vendido”.
Fiat Panda
© Noticias Automotivas. A notícia Fiat Panda zera em teste do Euro NCAP (vídeo) é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.