Fiat terá de pagar custos judiciais à Great Wall

Um tribunal chinês rejeitou denúncia imposta pela Fiat ao fabricante China Great Wall depois que os italianos afirmaram que o modelo GWPeri era uma cópia do Panda. A Fiat terá de pagar à indústria chinesa os custos judiciais que alcançam cerca de € 1mil, segundo informou a agência El Mundo Motor.

De acordo com porta-voz da Fiat, Gualberto Ranieri, a companhia tem planejado diferentes possibilidades para atuar contra a Great Wall. “A decisão tomada pelo tribunal chinês vislumbra um enfrentamento com as duas companhias depois que um tribunal italiano proibiu a comercialização do GWPeri na Europa.”

A guerra começou em 15 de julho, quando o fabricante italiano denunciou os chineses por plágio. Um tribunal da Itália entendeu então que muitas peças externas do veículo chinês eram uma cópia clara do modelo da Fiat, proibindo sua comercialização na Europa.

A Fiat não é a única marca que tem tomado medidas judiciais com relação aos plágios produzidos pelas fabricantes chinesas. As alemãs BMW e Mercedes-Benz, por exemplo, reclamam por conta das supostas cópias de seus modelos X5 e Smart.
(Redação AutoData)

Fonte: Boletim Autodata