Fim de ano movimentado

Extraída do jornal impresso
Faltando dois meses para terminar 2007, as montadoras aproveitam o momento de tantos recordes e dão sua última cartada no ano, lançando novos produtos. O entusiasmo toma conta do setor, as expectativas são promissoras e muito provavelmente os meses de novembro e dezembro vão bater novos recordes, fechando 2007 como o melhor ano da história.
Pelo menos oito novidades devem chegar nos próximos dois meses e mais quatro no início de 2008, entre carros realmente novos e reestilizações. Sem contar lançamentos recentes cujas vendas estão sendo iniciadas esta semana, como o novo Siena, sedan da família Palio, e a L-200 Triton, da Mitsubishi.
Para dezembro está previsto outro novo sedan da Fiat, o Linea, que contará com algumas das inovações introduzidas no Punto, como o sistema blue’me de telefonia celular, o novo motor de 1.9 litro e os freios ABS com EBD de oitava geração.
A General Motors vai disponibilizar a transmissão easytronic para a Meriva, um câmbio semi-automático que não necessita de pedal para troca de marchas. O equipamento já foi usado em alguns carros no Brasil e não foi aprovado pelo consumidor.
A Ford apresenta no fim deste mês a picape Ranger reestilizada, com novas características visuais e transmissão automática. Lança também uma versão com motor V6 do sedan Fusion.
Lá de fora – Entre as novidades vindas do exterior, destaque para New Beetle com transmissão tiptronic de seis marchas, a mesma incorporada recentemente no Golf 2.0. A Volkswagen não confirma, mas há indícios de que ainda este ano a empresa comece a vender no Brasil a perua Jetta, produzida no México. O certo é que até o fim do ano a montadora vai apresentar o novo Gol, que começa a ser vendido no início do ano que vem.
A Citroën não anuncia a data exata, mas o novo C5 deve chegar no primeiro trimestre do ano e a Renault já tem data marcada para o lançamento do Sandero: será no dia 26 de novembro. A Nissan apresenta a nova Frontier também este mês e a Toyota promete o Corolla novo somente para fevereiro de 2008.

Fonte: Diário do Comércio