Fim de linha para o Audi RS6

                                             Heymar Lopes Nunes

Ele sempre será lembrado como o mais potente Audi de todos os tempos.
“Você não verá outro Audi tão potente quanto o RS6. E por um bom tempo, talvez nunca”. Estas foram as palavras de Jens Koch, que liderou o projeto RS6, no dia de seu lançamento em 2008. A Audi lançava seu modelo mais potente num momento em que só se falava em austeridade, ecologia e preocupação com o meio ambiente, portanto, ficava fácil acreditar no que afirmava Jens. E depois de três anos, suas palavras ainda representam a verdade: R8 V10, RS5, Q7 V12 – nada se aproximou dele.

O motor do RS6 é baseado no V10 do S6, mas radicalmente retrabalhado, ganhando cárter seco, quase tudo diferente internamente e taxa de compressão de 10.5:1. E o mais importante: duas turbinas. A diferença em relação ao S6 fica clara nos números, que foram de 429 cv e 55 kgfm para estonteantes 580 cv e 66,3 kgfm, disponíveis numa curva mais útil que vai dos 1.500 aos 6.250 rpm. Comparando, o BMW M5 tem 500 cv e 53 kgfm, enquanto o Mercedes E63, que apareceria um ano depois, vinha com 518 cv e 64,1 kgfm.
E havia mais uma arma secreta: o RS6 vinha com diferencial Torsen e tração integral derivados do icônico urQuattro dos anos 80, com distribuição de 40:60 de tração entre os eixos.
Assim como o M5 e o E63, o Audi foi oferecido nas versões sedan e ‘station wagon’, mas ao contrário de seus rivais, foi realmente a perua – ou Avant – o modelo principal e por isso foi lançada antes, colocando-se como opção para quem pretendia reunir velocidade, potência e espaço.
A resposta de seu motor é brutal e não fica só nisso, todo resultado é harmoniosamente distribuído através de sua tração impecável, freios descomunais e estabilidade surpreendente. Para esses momentos, não gostaria de estar sentado em outro lugar, ele é perfeito.

Ficha Técnica
Preço: R$ 540.000
Motor: 5.0 V10, TFSI, 580 cv @ 6.250 rpm, 66,3 kgfm @ entre 1.500 e 6.250 rpm
Transmissão: Automática sequencial, seis marchas, tração integral quattro
Comp./Larg./Alt.: 4.928 mm / 1.889 / 1.460 mm
Desempenho: 0 a 100 km/h em 4,6 s, 250 km/h
Porta-malas: 565 litros

Fonte: UOL Carros