A GMAC está no vermelho há cinco trimestres consecutivos, perdendo US$ 7,9 bilhões nesse período. A ResCap teve prejuízo de US$ 1,91 bilhão no terceiro trimestre e ao longo dos últimos dois anos perdeu mais de US$ 9,1 bilhões.
Apesar de interromper muitos empréstimos de risco e ter cortado 10 mil empregos em dois anos, a ResCap está enfrentando dificuldades para manter capital e liquidez suficientes. A GMAC perdoou US$ 197 milhões de suas obrigações no terceiro trimestre.
A companhia de investimentos de risco em empresas Cerberus Capital Management detém 51% da GMAC, sediada em Detroit, enquanto a General Motors controla os 49% restantes.
“Se a GMAC não puder fornecer o apoio que a ResCap precisa, então a falência é uma opção para a ResCap”, afirmou Chirstopher Wolfe, analista da Fitch Ratings. “A GMAC está ficando sem opções. Há um limite sobre o quanto de apoio que a GMAC pode fornecer e nós não acreditamos que a empresa possa dar o suporte que tem provido historicamente”, disse.
Os destinos da ResCap e da GMAC também dependem da potencial fusão da GM com a Chrysler, que também é controlada pela Cerberus. A GMAC afirmou que pode se converter em uma holding bancária, o que permitiria à instituição buscar recursos no pacote de US$ 700 bilhões do Tesouro dos Estados Unidos de resgate a bancos. A GMAC completou em junho uma reestruturação de US$ 60 bilhões.
A companhia tem sido a principal fonte de financiamento aos clientes da GM, mas tem cortado empréstimos para pessoas que não têm bom histórico de crédito. A unidade de financiamento automotivo da companhia teve um prejuízo de US$ 294 milhões no trimestre, atingida por perdas maiores com crédito nas Américas do Norte e Latina. A receita da GMAC caiu 24%, para US$ 1,72 bilhão. O prejuízo um ano antes foi de US$1,6 bilhão. (Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados – Pág. 1)(Reuters)
Fonte: Gazeta Mercantil