A Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras) informou ontem que o saldo do crédito para aquisição de veículos para pessoa física cresceu 44,9% no primeiro bimestre de 2008, em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 116,8 bilhões.
A entidade destaca que esse valor representa 35,4% do total do crédito destinado às pessoas físicas pelo Sistema Financeiro Nacional e é referente ao total das carteiras de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e Leasing (Arrendamento Mercantil).
A média dos planos de financiamento escolhidos pelo consumidor se manteve inalterada no mês – em 42 meses. Contudo isso representa uma pequena alta frente aos 39 meses do primeiro bimestre de 2007.
Já a inadimplência acima de 90 dias ficou em 3,2% no primeiro bimestre, o que representa uma redução em comparação aos dois primeiros meses de 2007, quando chegou a 3,28%.
Em nota, o presidente da Anef, Luiz Montenegro, ressaltou que os valores em atraso (abaixo de 90 dias) apresentaram um crescimento de 23,8%, enquanto a carteira de financiamento nesse mesmo período cresceu 27,1%. “Isso aponta uma correlação ainda bastante aceitável”, avaliou.
Fonte: Diário do Grande ABC