Andar com o freio de mão puxado, o que acontece?

Andar com o freio de mão puxado, o que acontece?

O freio de estacionamento é um dos itens de segurança mais importantes de um carro, mas andar com o freio de mão puxado, o que acontece?

No dia a dia, as pessoas andam muito apressadas, escravas do tempo e várias vezes se esquecem de coisas básicas.

Uma delas é liberar o freio de mão para que o veículo possa sair.

Ele é muito usado em aclives e declives, mas não tanto no plano, visto que alguns motoristas ainda ignoram isso.

Dessa forma, deixam o carro solto, apenas com uma marcha engatada e olhe lá.

O freio de mão deve ser usado sempre, não importando que o carro seja manual ou automático.

Andar com o freio de mão puxado é um pecado que praticamente todo mundo já cometeu ao volante, mesmo com a luz do freio de mão acesa no painel.

Não estamos falando de rodar por muito tempo com ele puxado, mas nos referindo principalmente às saídas bloqueadas.

Andar com o freio de mão puxado, o que acontece?

Andar com o freio de mão puxado, o que acontece?

O freio de mão ou freio de estacionamento é um dispositivo acionado por cabo ou eletrônico que bloqueia as rodas traseiras.

Ele trava os freios destas rodas para evitar que o veículo se movimente de forma involuntária.

Os eletrônicos possuem sensor que detecta a movimentação do carro, desligando-se.

Porém, nem todos funcionam assim, tendo sistemas que só desbloqueiam de forma manual.

No caso do sistema mecânico, a alavanca é presa em dois cabos de aço, que se ligam ao sistema de freio traseiro.

Basta puxar a alavanca para que os cabos sejam tensionados e assim bloqueiem as rodas.

Desgaste excessivo

Andar com o freio de mão puxado, o que acontece?

O que pode acontecer se andarmos com o freio de mão puxado?

A primeira causa é um desgaste excessivo das lonas de freio ou pastilhas das pinças dos discos traseiros, caso houver.

Se o condutor não perceber o esforço extra do carro, esse conjunto será o primeiro a sofrer com a movimentação do veículo.

Lonas e pastilhas podem superaquecer e acabar bem antes do tempo, mas o pior: comprometerão a segurança.

Com o sistema de freio desgastado antes do tempo, o carro corre um sério risco de se envolver em um acidente.

O motivo é que os freios desgastados podem acabar perdendo a eficiência mínima e falhar, o que provocará um acidente.

Condução perigosa

Andar com o freio de mão puxado, o que acontece?

Mas não é somente os freios que devem ser observados.

Também é preciso olhar o comportamento do veículo, que pode repentinamente mudar de trajetória.

Nem todos os freios de estacionamento possuem bloqueio de segurança, além de uma luz-espia no cluster.

Assim, andar com o freio de mão puxado poderá provocar derrapagens, que comprometem a segurança.

Só estas escapadas de traseira, por si só, podem ser perigosas, especialmente em locais de piso muito liso, lama ou neve, por exemplo.

Isso pode ser extremamente perigoso se o carro estiver em velocidade alta, saindo de traseira e sem muita possibilidade de correção.

Fora os freios desgastados excessivamente, quanto a condução poderá ser prejudicada, o freio de mão puxado acarreta mais.

Os pneus sofrerão uma tração aos quais não possuem resistência…

Um pneu é feito para rodar e não para ser arrastados, o que acaba destruindo a durabilidade do pneu.

Com  os altos preços do material rodante, o prejuízo pode ser bem alto.

O consumo é outra coisa que será prejudicada com o freio de mão puxado.

Isso acontece porque o carro deixou de ser um transporte para e passou a reboque.

Assim, andar com o freio de mão puxado vai aumentar o consumo de combustível, prejudicando imediatamente o bolso do proprietário.

A questão ambiental também é outro ponto que poderia acarretar em problemas.

Maior consumo e menor km rodado é igual a alto índice de poluição da atmosfera.

Bloqueio de saída

Andar com o freio de mão puxado, o que acontece?

O mais comum de se andar com o freio de mão puxado é partida e saída com o carro bloqueado.

Com o freio de mão puxado, este já exerce uma pressão grande sobre tambores e pinças de freio.

Então, quando engatado e saindo, os freios bloqueados tendem a travar tambor e discos para se evitar a saída.

Isso força todo o freio traseiro do carro, que assim pode acabar quebrando com essa saída bloqueada.

O fato é que gera um grande prejuízo e também aumenta as chances de não ter ninguém interessado na compra .

© Noticias Automotivas. A notícia Andar com o freio de mão puxado, o que acontece? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.