Ford: indenização de cliente argentino por causa do Powershift

Ford: indenização de cliente argentino por causa do Powershift

A Ford Argentina foi condenada pela justiça do país vizinho e terá de pagar uma indenização de 400.000 pesos ou cerca de R$ 43.560. O motivo é o polêmico câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas chamada Powershift, de acordo com o site Turbo, que menciona casos de defeitos nessa transmissão na Austrália, Estados Unidos, México, Colômbia e logicamente no Brasil.

Apesar de ser um câmbio que é bem apreciado pelos usuários, especialmente aqueles da Volkswagen, no caso da Ford, a caixa de dupla embreagem provocou o contrário. Apesar de ter chegado ao Brasil e outros lugares equipando carros que não utilizavam motores mais modernos, geralmente sendo aspirados e de injeção indireta, o Powershift logo começou a apresentar problemas.

Vibrações, falhas nas mudanças de marcha e trancos foram verificados pelos clientes e, por mais que a Ford tenha buscado uma solução, não resolveu a questão. Por aqui, a Ford fez um recall para Fiesta, Focus e EcoSport, além de ampliar a garantia para 10 anos ou 240.000 km, que é o limite de vida útil estimado para os produtos da marca.

Ford: indenização de cliente argentino por causa do Powershift

Nos EUA e em outras regiões, também foram feitas chamadas, bem como o pagamento de milhões de dólares em multas e até recompra, como foi o caso citado na Tailândia, onde 200 exemplares do Fiesta retornaram para a Ford. Porém, o site argentino relata que em seu país, a filial da montadora nunca reconheceu a falha em nível nacional e por isso obrigou o cliente a entrar na justiça.

Nesse caso específico, o relato é que o cliente da Ford, que tem um Fiesta Powershift, percebeu vibração no câmbio com poucos meses após a compra. Na concessionária, o gerenciamento eletrônico do câmbio foi reinicializado e a falha acabou. Mas, pouco tempo depois, o dono voltou a ter problemas na transmissão.

Então, de volta ao revendedor, a oficina recomendou a troca da embreagem, o que resultou numa espera de “3 a 4 meses”. Enfim, quando substituída, ela teria durado apenas 3 meses. O processo de conserto se repetiu por mais duas vezes, sendo que após três embreagens novas, o Powershift do Fiesta ainda estava com problemas e o carro não havia chegado a 15.000 km.

Assim, depois que o concessionário, que tinha conhecimento das falhas, dizer que não podia fazer mais nada, o cliente não teve outra opção e entrou com a ação, que gerou a condenação da Ford por “conduta injusta e especulativa com o consumidor”. O valor é equivalente ao preço inicial do Ka Sedan naquele país.

[Fonte: Turbo]

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