New Fiesta – defeitos e problemas

New Fiesta - defeitos e problemas

Lançado em 2010 no Brasil, o Ford New Fiesta chegou como um sucessor muito interessante para o já cansado Fiesta Rocam, sendo um hatch compacto premium que inicialmente foi importado do México.

Com visual moderno para a época, o New Fiesta inovou em alguns aspectos e após duas atualizações, continua sendo vendido por aqui.

Mas, será que ele tem muitos defeitos e problemas?

É isso que veremos neste artigo sobre o assunto com depoimentos de proprietários registrados na internet em sites de opinião, sites de reclamação e clubes de donos.

Para relembrarmos, o New Fiesta chegou ao Brasil com motores Sigma 1.5 Ti-VCT com até 111 cavalos e também com o 1.6 Ti-VCT de até 128 cavalos.

Mais tarde, já nacional (produção em São Bernardo do Campo-SP), o New Fiesta ganhou o famoso motor EcoBoost 1.0 com 125 cavalos e 17,3 kgfm.

Além disso, desde o início, o modelo trouxe uma inovação para o segmento, a caixa automatizada de dupla embreagem Powershift, desenvolvida pela alemã Getrag.

Porém, esse câmbio de seis marchas mostrou-se ruim para os proprietários, motivando diversas reclamações, recall, ordens de serviço para a rede e até ampliação da garantia para 10 anos, sem contar a exclusão do nome do produto, bem como sua substituição em produtos que continuarão adiante no mercado nacional.

Será apenas o câmbio, o calcanhar-de-aquiles do New Fiesta?

New Fiesta – defeitos e problemas

New Fiesta - defeitos e problemas

Os proprietários do Ford New Fiesta reclamando de defeitos e problemas em determinados itens do hatch compacto, sendo que as maiores reclamações recaem sobre – além do câmbio Powershift para aqueles que o tem – suspensão traseira, frente baixa que raspa e acabamento.

No primeiro caso, apenas para relembrar, o donos de New Fiesta com Powershift chegam a relatar que trocaram a caixa automatizada de dupla embreagem até três vezes e ainda não resolveram o problema.

Outros dizem que a simples troca do TCM resolveu o defeito no câmbio, assim como outros nem mesmo a troca das embreagens resolveu a questão.

Alguns poucos relatam que nunca tiveram problemas com o câmbio, mas no caso do EcoBoost 1.0, os donos dizem que o câmbio não conversa com o motor e que chega a diminuir a velocidade durante uma retomada.

Fora trepidações, também falam de não engate de marchas e o desligamento do motor como solução para se mudar de D para R.

Mas, se o Powershift parece o vilão da história, existem outros problemas com o New Fiesta que os donos reclamam muito, mas antes deles, ainda relacionado ao câmbio, o manual não passa ileso.

Muitos reclamam de dureza nas trocas de marchas e dificuldade para se engatar primeira e ré, chegando mesmo a desengatar nessa última.

Também relatam que a embreagem é dura para um carro novo (quando comprado zero), sendo este defeito apontado mesmo em carros já amaciados. Nenhuma solução foi dada pela rede de distribuidores Ford.

Reclamações sobre a suspensão baixa

New Fiesta - defeitos e problemas

Como se sabe, o New Fiesta tem um “balanço dianteiro” longo, como ocorre no caso do Fiat Punto e outros, por exemplo.

No caso do hatch da Ford, os proprietários reclamam de defeitos e problemas relacionados com a suspensão, que dizem ser bem baixa.

O principal problema para muitos é a frente que raspa facilmente em lombadas baixas e depressões até suaves. Sem contar a entrada em garagens ou saída de garagens de prédios.

O ponto que toca no chão seria, nesse caso, um defletor de ar colocado sob o para-choque. Alguns donos de New Fiesta simplesmente arrancaram o item.

Noutro caso, um dono estava rodando a 140 km/h, quando este defletor simplesmente saiu (não diz se foi motivado por impactos anteriores), relatando o condutor que quase capotou o carro. O revendedor não quis substituir o item e ele ameaçou entrar no Procon, então a revenda instalou um novo.

Entretanto, o defletor sozinho não toca no solo em determinadas situações.

O protetor de cárter raspa facilmente também, segundo um dono, que teve que troca-lo com 40.000 km e o novo teve que ser “rebatido” para evitar mais toques no pavimento. A dureza do conjunto também é relatada pelos donos e verificada pelo NA em sua avaliação recente.

Vazamento de óleo nos amortecedores

Fora a reclamação com a altura livre do solo, donos de New Fiesta também apontam como um defeito crônico o vazamento de óleo nos amortecedores traseiros.

Alguns falam que apenas um vazou, mas a maioria que indicou o problema, fala que ambos estouram. Um relato fala em troca dos dois aos 20.000 km e outro aos 25.000 km.

New Fiesta - defeitos e problemas

Acabamento ruim e com ruídos

Um dos defeitos e problemas do New Fiesta, apontados pelos donos é o acabamento e isso inclui alguns itens de segurança também. Alguns falam de ruídos vindo do banco traseiro e do lado esquerdo do carro, sem detecção do problema.

Outros falam que nas versões com vidros traseiros manuais, as alavancas são mal posicionadas e que esbarrada, faz com que o vidro desça, abrindo uma fresta que pode entrar poeira ou água. Um proprietário relatou que após rodar com o carro, precisa verificar os vidros traseiros, pois estes acabam abrindo levemente mesmo sem ninguém tocar neles.

Também dizem que o revestimento dos assentos é muito frágil e que os bancos dianteiros são muito lisos, não segurando o corpo em curvas fechadas. São muitos os que reclamam dos assentos que não possuem abas laterais suficientes.

Marcador de combustível

Outros apontam problemas no marcador de combustível e um deles chegou a ir três vezes ao revendedor, pois o mesmo não marcava o reservatório como cheio.

No caso do computador de bordo, um dono disse que seu New Fiesta marca incríveis 3,5 km/l de etanol na cidade e não passa disso. Não se sabe se é o consumo exato ou um erro, não sendo resolvido pela revenda.

Mas, de acordo com seu relato, o consumo na cidade parece até adequado na hora de reabastecer.

Falando em consumo, alguns dizem que mesmo com o carro amaciado, o consumo é alto com gasolina, chegando a 10 km/l na estrada. Com etanol, o mesmo chega a fazer mais de 9 km/l na rodovia.

Porém, outros apontam até 15 km/l no derivado de petróleo. A reclamação vem tanto de modelos 1.5 como 1.6 litro.

A corda

Para quem não conhece os defeitos e problemas do New Fiesta, um ponto que gerou um recall da Ford chama atenção para uma reparação estranha, mas necessária, por parte dos donos afetados.

A fechadura da porta do condutor simplesmente quebra e a mesma fica solta, podendo abrir com o carro em movimento, especialmente em curvas.

Segundo um cliente da Ford apurou em um revendedor, outros donos de New Fiesta já haviam chegado à loja segurando a porta com uma corda…

O mesmo foi feito pelo proprietário que descobriu o fato em seu carro e depois ficou sabendo que havia um recall para substituição da fechadura. Outro dono também usou corda em seu relato de defeito na abertura da porta.

New Fiesta - defeitos e problemas

Cheiros estranhos

Num clube de proprietários do New Fiesta, alguns donos reclamam de algo realmente estranho, um cheiro no exterior do veículo, geralmente após a condução.

Os relatos vão de um forte cheio de material queimado até de verniz em situação semelhante. Uns disseram que o odor sumiu após algum tempo depois da compra, outros que o mesmo persistia.

Estranho mesmo foi um revendedor avisar que o carro estava cheiro algo queimado no momento da entrega. Nesse caso, o veículo era um Ford Ka da esposa de um dono de New Fiesta, que não acusou o cheiro em seu carro, mas semelhante no outro Ford.

[Fontes: New Fiesta Clube/Reclame Aqui]

© Noticias Automotivas. A notícia New Fiesta – defeitos e problemas é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.