O que passar no painel do carro?

O que passar no painel do carro?

O que passar no painel do carro? Devo passar somente um pano úmido, ou posso passar outros produtos?

Essa pergunta muitos se fazem pois embora muitos carros sejam atraentes por fora, é o ambiente interno que diz tudo sobre o automóvel.

Sua conservação também reflete parte da personalidade do dono, especialmente na limpeza. O conjunto frontal, por exemplo, é a primeira coisa que muita gente vê dentro de um veículo. Então, o que passar no painel do carro para ficar bem vistoso e conservado?

Vários produtos existem no mercado, mas desde tempos imemoriais, muita gente se convencionou a utilizar apenas um para limpar e dar brilho no painel do carro.

Ele, apesar de muito popular, não é recomendável para isso. Estamos falando do silicone.

Apesar do brilho imediato, o silicone engordura todo o conjunto e, além de facilitar a fixação de sujeira e poeira suspensa no ar, também evapora com o calor de um dia quente, embaçando completamente o para-brisa, o que prejudica a visibilidade e a segurança durante chuva ou neblina.

Isso sem contar a higiene, já que ácaros e fungos podem se acumular e prejudicar a saúde. Não use silicone no painel do seu carro.

Veja também: Top 10: dicas de limpeza automotiva

O que passar no painel do carro?

O que passar no painel do carro?

Então, o que já sabemos é o que não se deve passar no painel do carro. Agora o recomendável vem a seguir.

Antes de mais nada, o painel do automóvel foi desenvolvido para suportar calor extremo do ambiente em que o veículo está exposto. Um conjunto vistoso e bonito não precisa ser exatamente brilhante como no exemplo do silicone.

Em realidade, esse tipo de brilho até expõe a idade do carro, indicando que já é preciso passar tal produto para disfarçar a ação do tempo e do uso.

Basicamente, para uma limpeza e conservação adequada, sem medidas “brilhantes” para chamar a atenção, o proprietário pode valer-se de um kit básico de limpeza, que é barato e fácil de usar.

Geralmente um pano de microfibra umedecido já limpa em grande parte o painel. Mas, se este estiver mais contaminado com sujeira, pode-se utilizar também esponja macia, sabão neutro, pincel, escova e um aspirador de pó, melhor sendo aquele portátil, mas se não tiver, pode ser o doméstico mesmo.

Antes de tudo, passe um pano levemente umedecido para retirar o excesso de poeira do revestimento. Então, misture o sabão neutro líquido numa proporção de 1 para 4 num balde com água.

Molhe então o pano de microfibra leve, não deixando que o mesmo pingue solução. O ideal é torcer bem.

Só essa limpeza já garante um bom aspecto para o painel. No entanto, sujeiras podem estar escondidas em algumas partes.

Por isso, antes dessa etapa, utilize pincel ou escova para retirar poeira dos difusores e frestas entre as partes do painel do carro. Isso garante que o conjunto ficará realmente limpo.

Se houver algum ponto de sujeira mais pesada, algo que tenha caído sobre o painel, por exemplo, utilize a solução de sabão neutro numa esponja macia, esfregue suavemente a superfície até que a mancha ou sujeira tenha saído.

Depois, com um pano de microfibra para retirar o excesso. Pronto!

Revitalizador

O que passar no painel do carro?

Mas, e o brilho? Nesse caso, o proprietário evita o silicone ao comprar um renovador de plásticos automotivo ou simplesmente polidor ou revitalizador.

Trata-se de um produto vendido nas lojas de acessórios, autopeças e pela internet. Ele é desenvolvido para limpar superfícies como do painel.

Para utiliza-lo é necessário que a superfície do painel esteja limpa e seca. Desse tipo de produto, existem duas opções: líquido e pasta.

No primeiro, a maioria recomenda um aplicador de espuma, passando assim na superfície, onde se faz então movimentos circulares e contínuos até dar brilho.

No caso de pasta, basta aplicar um pouco sobre um pano de microfibra e fazer também movimentos circulares até dar brilho. Em caso de excesso, use um pano seco para retirar o excesso.

Os produtos geralmente não possuem silicone e custam a partir de R$ 17,00.

© Noticias Automotivas. A notícia O que passar no painel do carro? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.