Simulado Detran 1a habilitação

Simulado Detran 1a habilitação

Fez 18 anos ou simplesmente decidiu que é hora de obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Embora milhões de brasileiros o tenham, esse documento não é de fácil obtenção e muito menos é barato.

Em média, o custo para o processo gira em torno de R$ 2.000 e estamos falando apenas para as categorias A e B. Então, antes de mais nada, é preciso conhecer o Simulado Detra 1a Habilitação.

Esse simulado é a chave para se obter um bom resultado no exame teórico do Detran, a fim de que se possa dar continuidade ao processo burocrático para a obtenção de licença para dirigir. Hoje em dia, até os Departamentos de Trânsito Estaduais fornecem um simulado online para que o candidato possa testar seus conhecimentos antes da temível prova.

Antigamente, o candidato à CNH, simplesmente obtinha nas autoescolas um encarte com todas as regras de trânsito, placas e seus significados, que deveriam ser estudados para a realização da prova. Era basicamente assim que a coisa funcionava. Hoje em dia, não é muito diferente, só que existem questões mais complexas para responder.

Então, antes de mais nada, é preciso estar preparado não para decorar as respostas, mas para conhece-las e entende-las, respondendo não de forma memorizada, mas com a certeza do que aquilo realmente significa.

Simulado Detran 1a habilitação

Simulado Detran 1a habilitação

Bom, o Simulado Detran é uma ferramente de exercício que, como o nome já diz, simula a avaliação que será realiza pelo Detran local.

O simulado é bem simples de ser acessado e realizado virtualmente. Tendo como exemplo o Detran-SP, após a inserção de códigos apresentados para acesso o simulador, o candidato é apresentado ao ambiente do teste, que possui comandos online específicos.

No simulador, existe um teclado virtual com botão de ajuda para solucionar dúvidas sobre seu funcionamento. Nele é possível visualizar todas as 30 perguntas relativas ao exame. A primeira coisa é acionar o botão “Iniciar” e candidato então escolhe a questão e a responde com opções A, B, C ou D.

Depois de confirmar a opção com um “Sim”, passasse para a próxima ou qualquer outra do questionário. Quando terminar, basta apertar o botão “Finalizar” para encerrar o exame simulado.

O simulador possui um contador de tempo regressivo. Também apresenta uma reprodução do cartão de resposta, que geralmente vai o local da realização da prova, assim como foto do candidato, seu nome, processo e tipo de prova, que nesse caso é a 1ª habilitação. Logo abaixo ficam as questões pendentes, ficando assim fácil observar a evolução da execução do exame por parte do pretendente.

Os comandos ficam num menu suspenso, que pode ser movido livremente, para que o candidato possa ler toda a questão e escolher a resposta sem ser atrapalhado. É possível corrigir uma resposta, alterando-a no simulado, mas lembre-se que no exame, se o cartão for marcado, não há como voltar atrás.

Ao finalizar o teste, o Simulado Detran indica o número de questões corretas num total de 30 e diz imediatamente se o candidato está apto ou inapto. Uma relação com os assuntos relativos ao tema, abordados no questionário do exame são apresentados com a quantidade de questões e quantas delas estavam corretas.

Logo abaixo, o gabarito virtual mostra exatamente aonde o candidato errou ou acertou nas questões. Mas, para se verificar os resultados, é preciso ser rápido, pois a página do simulado, no caso do Detran-SP, por exemplo, se fecha em poucos minutos. Após isso, o candidato terá de realizar o teste novamente.

Pode-se simular quantas vezes quiser, pois o objetivo é que o aluno treine o máximo possível diante de diversas questões, pois as 30 perguntas são aleatórias em cada simulação, da mesma forma que ocorre no exame teórico, que varia de acordo com o local da prova ou estado. Então, não existem 30 perguntas fixas no questionário.

Por isso é necessário estudar todos os tópicos apontados acima, pois as questões variam de fáceis e lógicas até complexas, especialmente em termos de legislação de trânsito. São quatro alternativas que em cada questão, que precisam ser analisadas. Mesmo que se observe de primeira, a resposta certa, ainda assim confirme que as demais estão realmente erradas.

O Simulado Detran varia em sua forma de acordo com o estado. Cada estado encontrou uma maneira de executar seu simulado virtual, mas basicamente todos seguem o padrão da execução do exame teórico, que não difere no número de questões ou alternativas, sendo as mesmas em toda a federação.

Preparando-se para tirar a primeira CNH

Simulado Detran 1a habilitação

Por conta disso, é preciso estar bem preparado para a realização do exame teórico e o Simulado Detran ajuda muito nisso, pois o candidato pode estudar as questões dadas nas autoescolas e então responde-las no teste, como se estivesse realmente no mencionado exame do órgão estadual de trânsito.

A maioria dos Detrans disponibiliza em seus sites, o simulado online, que é uma ferramenta interessante, pois as questões terão de ser respondidas no mesmo tempo exigido pelo exame teórico verdadeiro.

Embora o ambiente seja mais confortável e até permita que o candidato cole, o ideal é não ter auxílio algum e nem buscar ajuda, pois só estará enganando a si mesmo.

No dia da prova, qualquer intenção de fraudar o exame resultará em eliminação e também é considerado crime contra fé pública (Art. 289 a 311 do Código Penal). Por isso, durante as aulas no centro de formação de condutores, estude bem, tire dúvidas e faça perguntas para não ter dúvidas na hora de fazer o simulado e, obviamente, para não ter problemas no exame teórico.

Exames psicológicos e físicos

Simulado Detran 1a habilitação

Antes da realização do curso com carga horária de 45 horas, do Simulado do Detran e do exame teórico do órgão estadual de trânsito, o candidato precisa apresentar os documentos necessários para a primeira habilitação no Ciretran local e coletar a digital através de biometria.

Depois, é necessário realizar o exame médico de aptidão física e mental, assim como o exame psicológico. Estes são fundamentais para se observar se o candidato está apto física e mentalmente para guiar um veículo.

Da mesma forma, o psicológico buscará avaliar a personalidade do pretendente à Permissão Para Dirigir (que antecede a obtenção definitiva da CNH).

O que é o exame teórico do Detran e para que serve?

Simulado Detran 1a habilitação

Mas, antes de falarmos do Simulado Detran para 1ª habilitação, temos que saber o que é o tal exame teórico do Detran e para que o mesmo serve. Trata-se de uma avaliação da capacidade do candidato de absorver o conhecimento necessário em algumas áreas importantes.

Ele precisa ter obtido o conhecimento teórico sobre legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, noções sobre o funcionamento de veículo e noções sobre proteção e respeito ao meio ambiente, assim como o mesmo em relação ao convívio social no trânsito.

No total, são 30 perguntas a serem respondidas em 40 minutos. Para a aprovação, o candidato precisa responder corretamente 21 delas. Não há questões mais ou menos importantes no exame, sendo que o resultado final precisa ter no mínimo o número citado.

Com aprovação nesse exame, o Departamento Estadual de Trânsito então saberá que o candidato está apto a iniciar a próxima etapa no processo de obtenção da CNH, pois obteve o conhecimento teórico dos principais pontos que regem as regras de trânsito e demais tópicos que são essenciais para a formação de um bom condutor.

O que diz a lei?

Simulado Detran 1a habilitação

A execução do Simulado Detran e do exame teórico realizado pelo órgão estadual de trânsito é antecedido por uma carga de 45 horas/aula para que o candidato possa então fazer a prova definitiva do departamento de trânsito.

É necessário que o candidato tenha tido 18 h/aula de legislação de trânsito, 16h/aula de direção defensiva, 4 h/aula de noções de primeiros socorros, 4h/aula de respeito e proteção ao meio ambiente e convívio social no trânsito e, por fim, 3h/aula sobre funcionamento de veículos de duas, três ou quatro rodas.

Somente após 15 dias decorridos da divulgação do resultado, é que o candidato reprovado no exame teórico do Detran, poderá fazer novamente a prova, buscando assim acertar 70% das questões apresentadas.

Prova prática de direção

Simulado Detran 1a habilitação

Após a aprovação no exame teórico do Detran, o candidato terá de realizar as aulas práticas de direção, realizadas pelas autoescolas em diversos tipos de modelos, mas o candidato poderá até escolher o veículo, dependendo do CFC (Centro de Formação de Condutores). O mesmo será usado no dia da prova prática do órgão estadual de trânsito.

As aulas são feitas mediante a presença de um instrutor, que vai dar dicas sobre como o aluno deverá se portar ao volante no exame da baliza, temido por muita gente. Também dará noções de como conduzir em via urbana, orientando o candidato da forma como deverá proceder no dia da avaliação.

Como se sabe, os dias de aula são tranquilos, pois é possível errar. No entanto, no dia da prova prática de direção, os erros serão imperdoáveis. Muita gente acaba ficando nervosa ou ansiosa demais nesse dia, acabando por errar de forma boba, manobras e regras que executou com êxito nas aulas de direção.

Ainda hoje, o candidato só pode levar três pontos por infrações leves, médias ou graves durante esse teste, podendo ser ainda eliminado em uma ocorrência mais grave, como passar o sinal vermelho, por exemplo.

© Noticias Automotivas. A notícia Simulado Detran 1a habilitação é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.