Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

Parar na garagem, sair do carro e acionar a trava do alarme. Que bom, não é mesmo?

Deixar o carro protegido por um sistema assim é importante, mas e aquele vidro aberto? Nos dispositivos mais atuais, ele aciona o vidro também, quando equipado com o módulo para isso.

No entanto, quando o vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, qual é a causa?

Existem muitos defeitos que podem ser atribuídos ao acionamento dos vidros elétricos. Desde dispositivos eletrônicos até chicote elétrico com defeito, assim como os módulos de acionamento.

Isso podemos responder num artigo específico sobre os defeitos nos vidros elétricos mais comuns.

Em nosso caso, o problema não é o acionamento físico dos vidros elétricos, feito por meio de botões nas portas ou console, mas quando este se dá através do alarme.

Os dispositivos de proteção modernos possuem diversas funcionalidades e uma das mais básicas é o levantamento dos vidros.

Algumas marcas oferecem o item de série com o alarme, mas outras ainda insistem em não disponibilizar isso de fábrica. Por isso, muita gente acaba comprando um kit de alarme com acionamento dos vidros.

Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

Mas então, o que acontece quando aciona o alarme e o vidro elétrico não sobe?

Antes de chegar à resposta, lembre de testar os vidros com acionamento manual nos botões. Teste todas as formas de abrir e fechar, exceto usando o alarme. Se todas funcionam, então o problema não está no módulo de acionamento dos vidros.

Nesse caso, o alarme é integrado ao comando para acionar os vidros elétricos, seja no travamento (subindo) ou no destravamento (descendo com um toque mais prolongado).

Dentro desse módulo, existem dois relês. Veja se eles não estão com defeito.

Eles podem simplesmente não estar recebendo o sinal de acionamento remoto do alarme, cuja ligação depende de rádio-frequência.

Normalmente, os alarmes recebem esse sinal diretamente através de uma antena para então travar as portas, acionar os vidros e cortar ignição ou combustível.

Módulo do vidro ou bateria

Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

Geralmente um defeito no módulo dos vidros elétricos afeta não só o acionamento por alarme, mas também nos botões das portas ou console.

Então, se não apresentarem defeitos nesse caso, é preciso verificar o comando do alarme. Se for de fábrica, verifique a pilha de energia da chave ou chaveiro.

Outra causa muito comum nesse caso é a troca de bateria do carro. Em muitos casos, o alarme continua funcionando, mas sem levantar os vidros.

Por isso, uma dica é segurar o botão na chave por 10 segundos até ouvir um bipe da buzina. Esse reset do alarme faz o vidro voltar ao normal.

Problema na chave ou chaveiro

Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

Além disso, um problema eletrônico pode estar presente na chave do carro. Se for acessório, é bom verificar o chaveiro eletrônico do alarme.

Fora a pilha fraca, um defeito por umidade ou mesmo contato direto com água, pode danificar a placa de circuitos e gerar um problema ainda mais grave que a não subida dos vidros.

Nesse caso, o alarme pode simplesmente não ativar ou acionar de forma involuntária durante o estacionamento do carro, podendo mesmo nem permitir a partida do carro se não for desativado ou mesmo deixando-o aberto, o que é pior.

Por isso, é importante estar sempre atento ao sistema de alarme, pois, antes de falhar completamente, ele começa a dar sinais de falhas que, se não forem reparadas rapidamente, poderão até mesmo deixar o condutor em situação ruim na rua.

© Noticias Automotivas. A notícia Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.