Ford anuncia novos cortes de produção nos EUA

Da AE

A Ford anunciou que reduzirá ainda mais sua produção de veículos na América do Norte neste ano e que já não espera atingir a meta de voltar a ser lucrativa em 2009. Os maiores cortes de produção serão feitos nas linhas de picapes e veículos utilitários esportivos (conhecidos nos Estados Unidos pela sigla “SUVs”). Com a alta dos combustíveis, as vendas desses modelos despencaram.

A montadora agora planeja produzir 690 mil veículos na América do Norte no segundo trimestre, 20 mil a menos em relação às estimativas anteriores, que já haviam sofrido um corte de 101 mil unidades durante o trimestre. No terceiro trimestre, a Ford reduzirá a produção em mais 15% a 20% em relação ao mesmo período do ano passado e ainda prevê um corte de 2% a 8% no quarto trimestre.

O anúncio ocorreu um mês depois de a Ford ter divulgado lucro líquido de US$ 100 milhões no primeiro trimestre, bem superior ao esperado pelos analistas. O resultado foi obtido graças ao corte de despesas e à força das operações internacionais da montadora. Até o mês passado, Mulally repetia que a companhia voltaria a ter lucro anual em 2009, mas agora admitiu que isso “vai demorar mais do que o esperado”.

Fonte: Diário do Grande ABC