Ford apressa produção do Focus no Mercosul

São Paulo – Pela primeira vez, um carro desenvolvido e produzido pela Ford na Europa chega às linhas de montagem do Mercosul cinco meses após o lançamento internacional. Normalmente, o prazo médio para início da produção em países emergentes variava de dois a três anos. “Às vezes bem mais que isso”, diz o presidente da Ford do Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira.
Para não perder tempo, a Ford decidiu lançar o novo Focus com motor 2.0 apenas na versão a gasolina, pois ainda trabalha no desenvolvimento do motor flex. A empresa preferiu também manter o modelo atual, em produção desde 2000, com motor 1.6 flex para atender a demanda de consumidores que não abrem mão da tecnologia bicombustível.

O novo Focus, com início de vendas em outubro, será feito na Argentina com 60% da produção destinada ao mercado brasileiro. O carro é exemplo da confiança depositada pela matriz na região da América do Sul, que tem registrado sucessivos lucros, enquanto nos Estados Unidos o grupo enfrenta grave crise, fechamento de fábricas e corte de pessoal.

Oliveira lembra que o momento econômico brasileiro é positivo para o mercado de veículos mais caros, com produtos acima de R$ 50 mil. Esse segmento vendeu 130 mil carros no período de janeiro a julho, o equivalente a 11,5% do mercado total. Estão nessa categoria modelos como Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Vectra, Volkswagen Golf e Peugeot 307. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)

Fonte: Agencia Estado