Ford considera picape menor que a Ranger nos EUA

    Ford considera picape menor que a Ranger nos EUA

    A Ford está planejando uma nova picape, mas esta não será outra de porte médio e muito menos algo do porte de uma F-150. De acordo com o site Automobile Magazine, a marca americana planeja um modelo compacto com carroceria em monobloco e derivada da nova geração do Focus que, como sabemos, será feito para os mercados da Europa e China.

    Segundo o apurado, o modelo será lançado por volta de 2022 e ficará abaixo da Ranger na oferta americana, mas a referência comparativa para explicar a proposta desse novo produto é a antiga picape Courier, que foi um projeto brasileiro baseado no Ford Fiesta de segunda geração, sendo o último dessa geração a ser retirado de linha há alguns anos, apesar da presença do Ka, que era uma variante indireta daquele Fiesta dos anos 90.

    A futura picape é tida como compacta e até poderia ser chamada de Ranchero, nome do primeiro produto desse tipo, lançado nos EUA nos anos 60. Era uma picape derivada de automóvel, que obrigou a GM à reagir com a clássica Chevrolet El Camino, que acabou levando a fama e gerando as picapes Ute australianas, que viveram por décadas naquele continente distante.

    Agora, segundo o informado, a ideia é parecida, mas com base em um Focus novo e de porte maior que a Courier. Para a realidade do mercado americano, no entanto, uma nova “El Camino” poderia encontrar seu nicho em clientes mais descolados e jovens, que querem curtir a vida com uma picape de lazer, haja visto que picape da Ford brasileira era focada totalmente no trabalho, o que lhe deu sobrevida.

    Ford considera picape menor que a Ranger nos EUA

    Em termos de custo, realmente fazer uma picape baseada ou sobre a plataforma do Focus europeu, seria mais viável que projetar um carro totalmente novo, porém, o alcance global de tal empreendimento seria bem limitado, mais especificamente EUA e Austrália. Esse tipo de picape derivada de carro não teria espaço nem aqui no Brasil, ainda mais que o médio da Ford não será vendido aqui.

    Mas, se apenas a plataforma for usada, a Ford poderia mudar a proposta de uma Ranchero pura e simples, que remeteria ao passado, por uma picape mais ao estilo de Ranger e F-150. Nesse caso, seria sim uma rival para a Fiat Toro. Como já se sabe, Volkswagen, GM e Hyundai tem planos para rivalizar com a picape da FCA, por que a Ford não faria o mesmo? A Renault tentou com a Oroch.

    Nesse caso, o produto seria atrativo para mercados emergentes também e como as fontes dizem que o Focus Freestyle pode mesmo ser feito no México para atender ao mercado americano (somente esse crossover), a Ford poderia compartilhar a linha com a nova picape. De lá, 41 mercados estão abertos para o carro.

    [Fonte: Automobile Magazine]

    © Noticias Automotivas. A notícia Ford considera picape menor que a Ranger nos EUA é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.