De acordo com informações da agência de notícias Automotive News, a Ford tende a fazer mais cortes nos volumes de produção dos últimos meses deste ano. Na terça-feira, 4, um porta-voz da montadora, George Pipas, disse que a Ford pode reduzir ainda mais os volumes de automóveis e utilitários nas fábricas da América do Norte.
Outros pormenores da medida serão conhecidos na sexta-feira, 7, quando a montadora divulgará seus resultados financeiros do terceiro trimestre. Com mais este corte será a quarta vez que a Ford refaz seu plano de produção para 2008.
A nova redução surge como conseqüência da forte queda nas vendas de veículos nos Estados Unidos, que em outubro ficou 32% abaixo do mesmo mês do ano passado. Nesse ritmo o mercado estadunidense deve fechar o ano com 10,9 milhões de unidades vendidas, o volume mais baixo desde 1983. O porta-voz da empresa afirmou ainda que as baixas estão alinhadas com a demanda desses produtos, além de promover redução nos estoques.
Em outubro a Ford tinha em seu estoque 492 mil veículos, 12,7% menos do que o registrado no mesmo mês do ano passado. Desse total, 187 mil unidades são carros, 12 mil a menos do que em 2007, e os outros 305 mil são picapes, com 84 mil unidades a menos no mesmo comparativo.
Os estoques menores são em boa parte conseqüência dos cortes na produção da picape F-150 – os turnos de produção passaram de cinco para três, além de ter sido paralisados durante várias semanas neste ano. O responsável pelo marketing da montadora, Jim Farley, disse que “este foi o remédio” e que “o segundo e o terceiro cortes na produção foram bastante severos”, e podem até mesmo, terem sido exagerados.
Mas a Ford deve voltar a ampliar a produção da F-150 de sua fábrica de Dearborn, em Michigan, mas parte do volume produzido deve seguir para algumas das unidades mexicanas da montadora.
Até o fim deste ano a Ford pretende encerrar a produção de F-150 de Cuatitlan, México, para montar naquela unidade o novo Fiesta que será vendido em 2010.
Os funcionários da montadora não souberam dizer quanto da produção será reduzida. Mas em função da desaceleração acentuada das vendas, a montadora continuará diminuindo os volumes globais de produção e, conseqüentemente, de estoques.
A mais recente projeção de produção da Ford para o quarto trimestre deste ano dava conta de 470 mil unidades. No último trimestre do ano passado a Ford produziu cerca de 628,8 mil. De janeiro a setembro a Ford montou 1,8 milhão de veículos, 18,3% abaixo do que o registrado no mesmo intervalo do ano passado.
(Redação AutoData)
Fonte: Boletim Autodata