Ford e Toyota “liquidam” linha 2008

Agência AutoInforme – Mesmo batendo recordes de vendas todos os meses, os fabricantes de veículos ainda fazem promoções para atrair o consumidor a comprar um carro novo: IPVA grátis, juro “zero”, primeira parcela só no Natal, 72 vezes sem entrada. Qual a razão de facilitar a compra num mercado tão aquecido?

Estranho não? Por isso é preciso ficar atento. Atrás de cada promoção pode ter uma razão nebulosa. No caso do feirão de 72 horas em todas concessionárias que a Ford realiza esta semana trata-se de uma desova da linha 2008, coisa que precisa ser feita rapidamente, pois a linha 2009 chega na próxima quinta-feira, dia 20.

A promoção prevê venda de Fiesta e Ecosport com zero de entrada e financiamento em 72 meses, com a primeira parcela só no pagamento do 13º salário e o IPVA 2008 pago. No caso do Ecosport 2.0, tem mais um agravante: em breve o carro passará a ser equipado com o motor flex. Por isso o consumidor deve fazer o negócio só se a vantagem financeira for realmente compensadora.

O mesmo acontece com a perua Filder. A Toyota tem uma promoção na qual o consumidor compra o carro com entrada de 50% e o restante financiado com “juro zero”, também para vender a linha 2008.

O consumidor tem que ficar atento à oferta de IPVA grátis. Esse tipo de promoção no final do ano não oferece grande vantagem ao consumidor, pois o IPVA é recolhido de forma proporcional, quer dizer: ao licenciar o carro em setembro o IPVA vai custar apenas 4/12 do preço. E precisa ser renovado em janeiro, quando o pagamento será integral.

O chamado “juro zero” é outra “pegadinha”: é claro que o banco não vai emprestar dinheiro de graça; os juros já estão embutidos no preço do produto.

Fonte: Auto Informe