Ford fecha acordo para joint venture na Rússia

                                             José Antonio Leme

A Ford MoCo anunciou que selou um acordo com a fabricante de automóveis e comerciais leves Sollers, para iniciar uma joint venture na Rússia. A Sollers é a segunda mais produtora de veículos de passageiros e comerciais leves da Rússia e por isso foi escolhida para a joint em proporções iguais de 50/50.

Nessa operação conjunta, a Ford Sollers vai produzir motores e uma área de estampagem, o que aumenta o PPB (Processo Produtivo Básico) dos veículos Ford no país. A associação das empresas será a responsável pela importação dos veículos da montadora do oval azul para o mercado russo, bem como de peças e acessórios.

Esse negócio foi amarrado logo após o fim da associação entre Sollers e a Fiat que estava vigente desde 2006. A parceria teria como meta estipulada a produção de 500 mil veículos, o que a Fiat considerou muito baixo e culminou no rompimento do acordo oficial que havia sido assinado em exatamente um ano atrás.

No final da semana passada, o mercado russo foi considerado um dos mais promissores, podendo chegar a 6ª colocação entre os fabricantes de veículo até 2020 com crescimento entre 8% e 14% ao ano a partir de 2011. Se isso se concretizar, o maior país da ex-União Soviética vai ultrapassar a Alemanha.

Fonte: Car Magazine