Ford investe R$ 600 mi para dobrar produção de motores no Brasil

da Folha Online

A Ford anunciou nesta segunda-feira investimento de R$ 600 milhões no Brasil, no complexo industrial de Taubaté (a 130 km de São Paulo) para a fabricação de uma nova família de motores. O investimento, segundo a empresa, vai ampliar a capacidade de produção da unidade, que deverá passar de 280 mil para 500 mil unidades por ano.

De acordo com a montadora, o aumento da capacidade faz parte da estratégia global de motores da Ford e a produção dos novos propulsores será destinada, principalmente, aos veículos fabricados pela empresa no Brasil, além de ser exportada para outros mercados.

A nova geração receberá o nome Sigma e ampliará a oferta de motores da montadora no país, somando-se à linha Zetec RoCam –que já teve mais de 1,9 milhão de unidades produzidas ao longo dos últimos dez anos e continuará equipando os modelos da marca.

“Este programa reafirma o compromisso da Ford com o processo de crescimento da economia brasileira e reforça o acerto de sua estratégia regional para a América Latina. O investimento permitirá melhorias de produtividade e modernidade e contribuirá consideravelmente para aumentar nossa competitividade dentro e fora do país”, afirma o presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira.

A unidade da Ford em Taubaté é responsável pela fabricação anual de cerca de 280 mil motores e 440 mil transmissões, em três turnos de trabalho, além dos componentes de chassis para carros e caminhões e a fundição de cabeçote para o motor. A fábrica conta atualmente com 1.550 empregados.

Fonte: Folha Online