Ford, Peugeot e Toyota ficam para trás

O segmento de automóveis e comerciais leves encerrou o primeiro semestre com quase 1 milhão 338 mil unidades vendidas, aumento de 30,2% sobre o resultado do mesmo período do ano passado. Apesar do bom momento do setor, Ford, Peugeot e Toyota não acompanharam o ritmo do mercado.

A Ford ficou com a quarta colocação do ranking graças aos 126 mil 368 veículos vendidos de janeiro a junho, alta de 8,4% ante igual semestre de 2007. Com o desempenho a montadora teve pequena queda em sua participação de mercado, passando para 9,3%. O modelo de destaque da montadora tem sido o Ka, com o dobro de vendas mensais na comparação com o ano passado.

Na sétima colocação do ranking, a Peugeot acumula de janeiro a junho 41 mil 249 veículos licenciados, alta de 14,7% sobre o mesmo intervalo do ano passado. Com o volume a montadora participa com 3,1% da vendas. O segundo semestre, porém, deve ser mais favorável por conta da ampliação do seu portfólio com o lançamento da família 207.

Dentre as três a Toyota ocupa a posição menos confortável. Sem planos a curto prazo de lançar um modelo compacto para assegurar grandes volumes e nem mesmo ampliação da fábrica brasileira para atender o crescimento do mercado, a Toyota caiu em 2008 para as últimas colocações do ranking de vendas. No primeiro semestre foram emplacados 34 mil 577 veículos, alta de 5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com relação a junho a empresa subiu uma posição no ranking, a oitava, com 2,6% de participação de mercado.

A liderança de vendas no País continua nas mãos da Fiat, com 25,1% do mercado. Nos primeiros seis meses deste ano a montadora licenciou 335,8 mil automóveis e comerciais leves, avanço de 26,4% na comparação com os mesmos meses de 2007.

A briga entre Volkswagen e General Motors pela segunda colocação no ranking será acirrada no segundo semestre, já que menos de 3 mil veículo separaram as duas.

Com 290 mil veículos emplacados de janeiro a junho, a VW saiu na frente e ocupou vice-liderança no primeiro semestre, com crescimento de 22% sobre as vendas de idêntico período de 2007. Com o resultado a VW tem agora 21,7% do mercado. Nos planos da montadora, no entanto, está a recuperação da liderança de mercado em breve, perdida há sete anos.

A terceira colocação pertence à GM, com 287 mil 450 unidades vendidas nos seis primeiros meses deste ano, expansão de 32% e participação de 21,5% nas vendas totais.

A Renault foi a que apresentou o melhor desempenho do período. Finalizou o semestre na quinta colocação do ranking das que mais vendem. De janeiro a junho a montadora comercializou pouco mais de 58,6 mil unidades, crescimento de 91,8% sobre o volume vendido em idêntico intervalo do ano passado. Com isso a companhia comemora seu mais vigoroso resultado desde que se instalou no País, encerrando os seis primeiros meses do ano com 4,4% do mercado.

A Honda assegurou a sexta colocação por conta dos 55 mil 569 veículos vendidos de janeiro a junho, alta de 52,1% na comparação com o mesmo semestre do ano passado. Assim a participação da Honda foi de 4,1% no período.

Mesmo com 80,9% de crescimento em vendas nos primeiros seis meses deste ano na comparação com o mesmo exercício do ano passado, a Citroën perdeu posição e caiu para a nona colocação. A montadora encerrou o primeiro semestre com 34 mil 439 licenciamentos e 2,6% de participação.

Com 1,4% das vendas totais, a Mitsubishi ainda se mantém na décima colocação do ranking. De janeiro a junho a montadora licenciou pouco mais de 19,1 mil veículos, crescimento de 51,9% com relação aos mesmos meses do ano passado.

Fonte: Boletim Autodata