Ford planeja ter apenas motores de 4 cilindros

500 mil carros da marca deverão ter opção até 2013

Alexandre Carvalho

Na busca pela eficiência no consumo de combustível, a Ford estuda a fundo a possibilidade de abandonar os motores beberrões de linha para sempre. Segundo a marca, o futuro estaria nos propulsores quatro cilindros, que não deveriam nada aos V6 e V8 no desempenho.

A Ford EcoBoost, que desenvolve de motores turbo e gasolina com injeção direta, será o exemplo a se seguir na empresa. A divisão do grupo será o norte para os próximos lançamentos da marca do oval azul. Os motores EcoBoost são compactos, mas conseguem ser mais eficientes no consumo e na combustão ao mesmo tempo em que oferecem potência comparável aos propulsores maiores.

A ideia é vender 750 mil motores EcoBoost na América do Norte até 2013. Os quatro cilindros corresponderão a quase dois terços deste total. A divisão ainda não tem um motor quatro cilindros, mas está finalizando o primeiro. Possivelmente ele deve estrear no Ford Focus, no começo do ano que vem. Picapes e utilitários esportivos também receberão a novidade gradativamente.

Fonte: Auto Esporte