Ford pode voltar a produzir no Brasil com Volks, diz jornalista

Fonte / Fernando Calmon/UOL

A Ford se despediu da produção brasileira com o fechamento de três fábricas, porém, esse cenário pode mudar nos próximos quatro ou cinco anos, de acordo com o jornalista Fernando Calmon, colunista do UOL.

Segundo ele, a parceria entre VW e Ford poderá ser ampliada futuramente e envolver a produção de carro da marca americana em fábricas da montadora alemã.

Atualmente, a parceria envolve o desenvolvimento e produção da sucessora da Amarok, que não será feita na Argentina, como planejado inicialmente.

Fora isso, a Volkswagen cederá a plataforma modular elétrica MEB para um modelo específico da Ford. Isso sem contar a multivan Caddy de um lado e a Transit de outro, sendo trocadas entre si.

Após isso, a expectativa é que a parceria evolua e a Ford possa retornar com um produto nacional, num ambiente tributário melhor nos próximos anos, o que ajudaria a tornar a operação viável.

Hoje a Volkswagen conta com três fábricas de automóveis no Brasil, sendo a Anchieta com Polo, Virtus, Saveiro e Nivus, bem como São José dos Pinhas com Fox e T-Cross. Isso sem contar Taubaté com up!, Voyage e Gol como produtos principais.

Espaço para adicionar mais carros existe, ainda mais que as plantas não estão em plena capacidade. Daqui a cinco anos, ainda não temos previsão do que a VW irá fazer por aqui.

Uma possibilidade seria um programa nacional de carro elétrico, mas apenas sob um novo governo, pois o atual mantém um distanciamento do setor automotivo. Nesse caso, fazer a plataforma MEB no país seria uma opção e, com ela, trazer o crossover da Ford.

Em comerciais leves, o Uruguai ainda é mais interessante para a Ford, assim como a Argentina. Então, a opção de um produto elétrico ou outro do segmento de crossovers e SUVs seria provável para atuar no mercado nacional.