Ford prevê alta nas vendas globais e destaca o Brasil

DANIELLE CHAVES – Agencia Estado

WASHINGTON – A economista-chefe da Ford Motor se mostrou otimista em relação ao setor automobilístico mundial, mesmo com o mercado norte-americano apresentando sinais de fraqueza. Ellen Hughes-Cromwick afirmou hoje esperar que o crescimento global da venda de veículos continue seguindo tendência de alta em 2009.

Os últimos anos assistiram a um crescimento historicamente forte do mercado global de veículos, de acordo com a economista. “As vendas globais cresceram, em média, 4,5% ao ano durante 5 anos seguidos. Esse é o melhor histórico em nossa base de dados desde os anos 50 e 60”, disse Ellen.

“Nós temos visto um aumento significativo na demanda por transporte pessoal nos últimos três anos e acreditamos que isso deve continuar no curto prazo”, afirmou a economista. Ellen citou vários mercados estrangeiros, entre eles o Brasil, onde as vendas de veículos têm crescido mais rapidamente do que o produto interno bruto.

Quando perguntada sobre as perspectivas de uma estagflação na economia norte-americana, a economista expressou confiança nas ações do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) para combater o fenômeno. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agencia Estado