Ford reduz tempo para lançar modelos no Brasil

Os fabricantes de automóveis começam a se preparar para enfrentar a chegada dos modelos importados, que, com a desvalorização do dólar, ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Para combater os concorrentes trazidos por importadores independentes, a Ford vai reduzir o tempo entre o lançamento dos seus novos produtos na Europa e no Brasil. Hoje, as montadoras levam, em média, de um ano e meio a dois para trazer e produzir no Brasil os carros lançados na Europa, continente que inspira a maior parte das linhas de automóveis vendidos no Brasil. Com exceção dos populares, como o novo Ka, Gol, Palio e Celta, criados e desenvolvidos no Brasil, os modelos de médio luxo vendidos – e quase sempre produzidos – no mercado brasileiro reproduzem as versões européias. “Decidimos encurtar o tempo entre lançamentos fora do país e aqui”, diz o diretor de assuntos corporativos da Ford, Rogelio Golfarb. A participação dos carros estrangeiros no mercado brasileiro – somando o que trazem importadores e as próprias montadoras – está próxima de 13%, quase o dobro do percentual de dois anos atrás. Segundo Golfarb, a companhia está preocupada com o descompasso cada vez maior entre o aumento dos custos para os produtores locais e a queda de custos para quem só importa. A desvalorização do real não seria tão danosa, diz o executivo, se não estivesse acompanhada hoje da pressão inflacionária. A Ford não revela quanto acumula em custos. Mas Golfarb garante que é impossível repassar a totalidade ao preço final. “Estamos em plena guerra contra a inflação interna”, afirma Golfarb (Marli Olmos, Valor, 14 de julho).

Fonte: Automotive Business