Ford traz sete novidades

Ford Focus ST                                Ford Verve conceito                          Os conceitoc Ka Beast e Ka Beauty            Mustang Shelby

EcoSport, Focus ST, Verve e conceitos do Ka são destaques

Fabrício Migues

A Ford encerrou o primeiro dia de apresentações no Salão do Automóvel com várias atrações inéditas. Tem EcoSport com motor 2.0 Flex, Focus ST, Verve, Mustang Shelby GT 500 KR, Focus Titanium, Edge e as versões “A Bela e a Fera” do Ka. O presidente da marca, Marcos de Oliveira, aproveitou para anunciar que, apesar da crise, os investimentos no Brasil estão mantidos e que a montadorá fará 23 lançamentos até 2013 – e nós contamos que entre eles estão o Novo Fiesta, o Novo Fiesta Sedan e o Novo EcoSport.

Como já era esperado, o EcoSport passa a ter agora motor 2.0 Flex, que tem potência máxima de 141 cv com gasolina e 145 cv com álcool. Outro destaque é o Focus ST, versão esportiva do hatch que iniciou as vendas em outubro. O modelo exposto tem motor 2.5 de cinco cilindros, 20 válvulas e 225 cv de potência. Ainda não há definição se o carro virá para o Brasil. Já o Focus Titanium é um show car brasileiro inspirado no modelo europeu.

O Verve é o conceito que deu origem ao Novo Fiesta (veja avaliação nas páginas da edição de outubro da Autoesporte), que chega ao Brasil em 2010. Este veículo é o mesmo que foi apresentado pela primeira vez em Frankfurt em 2007. Está equipado com motor 1.4 de 16 válvulas. O Edge, que está na edição de novembro, aparece para o público pela primeira vez no Salão.

Duas versões bastante curiosas do Ka chamaram a atenção. A The Beauty (A Bela, em inglês) é um conversível de dois lugares com motor 1.6. Já a outra versão, a The Beast (A Fera, em inglês), possui um visual mais agressivo e, equipado com propulsor 2.0, pode atingir máxima de 245 km/h. O detalhe é que 80% do material do interior deles é feito de material reciclável. O volante do The Beauty é o do Novo Fiesta. Leia mais sobre estes dois modelos no blog da Autoesporte. O Ka também apareceu nos modelos ST (com kit de acessórios esportivos) e Trail, com visual fora-de-estrada semelhante ao Fiesta de mesmo nome.

Para fechar a lista de atrações da Ford, ninguém menos que o lendário Mustang. A versão que está exposta em São Paulo, a Shelby GT 500 King of The Road (O rei das ruas, em inglês) é a mais rápida já produzida pela marca norte-americana. Embaixo do capô está o motor 5.4 Supercharger de 548 cv de potência. Esta é uma versão limitada nos Estados Unidos em homenagem aos 40 anos do primeiro Mustang, criado por Caroll Shelby.

Quem vir ao salão poderá conferir também as novas gerações do Focus e do Focus Sedan, além da F-250 Tractor e o restante da linha Ford 2009.

Fonte: Auto Esporte