FPT desenvolve motores 1.6 a gasolina e flex

João Irineu Medeiros, diretor de engenharia da FPT Powertrain Technologies, confirma que os novos motores 1.6 da marca estarão disponíveis no próximo ano. Os propulsores serão montados na fábrica adquirida da Tritec, no Paraná, onde eram produzidos motores a gasolina para a BMW e Chrysler. “O desenvolvimento necessário sendo feito no Brasil” – afirma Medeiros, assegurando que sua equipe hoje tem capacitação para a tarefa, sem depender da matriz. “Esses produtos estarão disponíveis para exportação a mercados que utilizam gasolina pura, especialmente na América do Sul” – diz Medeiros, acrescentando que será preciso maior fôlego para transformá-los em versões flex adequadas ao mercado interno. A Tritec deve alcançar plena operação em 2010, com capacidade para 400 mil motores por ano. A FPT tem mantido contato com os fornecedores de componentes e serviços, procurando acelerar o desenvolvimento também de outros motores. Devem estar em pauta, mais adiante, um motor flex 1.4 litro, de 16 válvulas e potência de 105 cavalos com gasolina, de elevado torque em baixas rotações. Estão disponíveis na matriz as versões turbo de 120 e 150 cavalos, que rodam no Cinquecento e Grande Punto, na Europa. Outra tecnologia desenvolvida na Europa pela FPT é o motor a gasolina multiair, que substitui o controle mecânico das válvulas na admissão por controle eletro-hidráulico. Nesse caso a tradicional borboleta deixa de existir. Igualmente importantes para veículos compactos, motores de 900 cm3 e dois cilindros que trabalham no mesmo sentido (twin), com oito válvulas, estarão disponíveis para gasolina, com 65 cavalos, podendo chegar a até 105 cavalos. “A FPT vem trabalhando nesse produto há quase três anos” – admitiu João Irineu Medeiros, diretor responsável pela engenharia de produto no Mercosul (1º de agosto).
Fonte: Automotive Business