GENEBRA 2011: VW marca retorno do Golf conversível


Carsale – A bola já havia sido cantada no fim do ano passado, quando o presidente do Conselho Administrativo do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, anunciou a retomada da produção do Golf Cabrio, na fábrica de Osnabrück, na Alemanha, a partir do segundo trimestre deste ano. Logo em seguida, a VW concluiu a compra da conterrânea Karmann, empresa especializada na produção de capotas retráteis e carros conversíveis. Faltava apenas revelar como seria a aparência do novo Golf conversível. A espera chegou ao fim na manhã desta quarta-feira (23), quase 10 anos após o encerramento da produção do modelo, na época, de quarta geração (MkIV).

O novo Cabrio, de sexta geração, chega como um dos principais destaques do Salão de Genebra, na Suíça, que recepciona a imprensa internacional na semana que vem. Visualmente, e como não poderia deixar de ser, o conversível exibe a mesma aparência do hatchback. O teto, de lona, leva, segundo a VW, 9,5 segundos para abrir ou fechar, procedimento que só pode ser realizado se o veículo estiver trafegando em velocidades abaixo de 30 km/h. Atrás, as lanternas vêm com diodos luminosos (leds) – os mesmos do GTI – e o pacote de itens de segurança inclui barra de proteção para cabeças, airbags frontais, para cabeça e tórax e para o joelho do motorista. Há ainda controle de estabilidade (ESP) e a gama de motores é formada por unidades de quatro cilindros, com potências que vão de 105 cv a 207 cv.

Ao todo são quatro opções de motores a gasolina TSI, além de um bloco 1.6 litro TDI, a diesel, com tecnologia BlueMotion, voltada para redução de emissões e de consumo de combustível. A maioria das versões virá conectada a um câmbio DSG de dupla embreagem. De acordo com a VW, essa versão ecologica do Golf emite 117 gramas de CO2 por quilômetro rodado e atinge média de 22,7 km/l de consumo. A montadora informou ainda que, a partir desta quinta-feira (24), o Golf Cabrio começará a ser vendido na Alemanha, a partir de 23.625 euros, o equivalente a R$ 54.254 mil

Fonte: Carsale