Genebra: Saab inicia nova era com o 9-5

Saab 9-5
Carsale – Menos de uma semana após ser comprada em definitivo pela holandesa Spyker, a Saab anunciou hoje (1) seu primeiro passo para a retomada. A montadora sueca, que chegou a ter suas operações oficialmente encerradas no fim de 2009 pela antiga proprietária, a General Motors, vai apresentar amanhã a nova geração do sedã médio 9-5, na abertura do Salão de Genebra, na Suíça. O modelo é aguardado desde o Salão de Frankfurt, em outubro passado, quando a Saab, decadente nas mãos da GM, estava em vias de ser arrematada pela compatriota Koenigsegg.

Agora sob o comando da Spyker, a marca sueca aproveita para levar à Genebra seu novo sedã, com desenho inspirado no conceito Aero X, exibido na mesma mostra suíça em 2006. Visualmente, o principal destaque do 9-5 é o para-brisas, que parece formar uma peça inteira com os vidros laterais dianteiros, por conta das colunas da frente pintadas em cinza escuro. Apesar de ter nova gerência, pela fabricante holandesa de supercarros, a Saab vai continuar a utilizar componentes da alemã Opel, controlada pela GM, como acontece com os outros modelos. A plataforma é a mesma do Insignia.

De acordo com a Saab, esta nova geração do sedã 9-5 é o veículo mais moderno já produzido pela marca em sua história. Sob o capô, o modelo oferecerá cinco opções de motor, três a gasolina e duas a diesel. O bloco mais fraquinho é um 1.6 litro de quatro cilindros a gasolina, sobrealimentado por um turbocompressor com intercooler e capaz de produzir 182 cv de potência. Já o propulsor mais forte é um 2.8 litros V6 também turbinado, que entrega 304 cv. De série, todos os motores trazem acoplado um câmbio manual de seis velocidades, com opção de automático de seis marchas.

A lista de série também é de encher os olhos. Há ar-condicionado automático de duas zonas, controle de cruzeiro adaptativo, airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina, freios com ABS e distribuidor eletrônico de frenagem EBD, faróis bixenon adaptativos, sensor de obstáculos dianteiro e traseiro, chave inteligente Keyless, encostos de cabeça ativos nos bancos dianteiros, entre outros. Um sistema multimídia integra rádio/CD com comandos no volante, entradas USB e auxiliar, disco rígido de 10 gigabytes e navegador GPS, com mapas exibidos em uma tela LCD de oito polegadas

Fonte: Carsale