General Motors deve eliminar a marca Pontiac

A GM começa a tomar iniciativas mais radicais para finalizar o programa de recuperação que será apresentado ao governo americano em trocar de recursos. A Pontiac, uma de suas marcas, poderá ser eliminada na próxima semana – até agora havia a expectativa dela se tornar uma marca de nicho, com poucos produtos. A notícia é de agências internacionais.

Na reorganização a GM pode preservar as marcas Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC (picapes e SUVs). Já a Saab, Hummer e Saturn estariam disponíveis para negociações.

O Tesouro norte-americano garantirá mais US$ 2 bilhões em empréstimos para a GM manter sua operação até 1º de junho, prazo para apresentar sua proposta de reestruturação. A empresa já recebeu US$ 13,4 bilhões como ajuda do governo.

Segundo a agência de notícias Automotive News, a Pontiac foi fundada em 1926 e lançou nos anos 60 a moda dos muscle-cars com o GTO. A marca comercializou pouco mais de 267 mil unidades nos Estados Unidos no ano passado. O pico de vendas foi em 1978, com 896 mil veículos.

Fonte: Automotive Business