GM analisa despedir milhares de pessoas e vender marcas, diz jornal

da Folha Online
da Efe, em Nova York

A montadora americana General Motors analisa a possibilidade de realizar milhares de demissões em postos administrativos e a venda de algumas de suas marcas, após a forte queda nas suas vendas e do preço de suas ações, informou nesta segunda-feira o “Wall Street Journal”.

Segundo o diário econômico, as duas decisões fazem parte de uma grande reavaliação da estratégia da General Motors, com o objetivo de cumprir a promessa de voltar a ser rentável até 2010.

O corte de empregos deve ser aprovado já em agosto, na reunião do Conselho de Administração da montadora.

Já a venda de marcas deve ser discutida na reunião. Uma delas, a Hummer, já está à venda mas ainda não teve propostas. Atualmente a GM vende veículos de oito marcas diferentes, sendo que cinco delas estão com desempenhos ruins.

Sobre quais marcas seriam vendidas, não há consenso. Uma parte das fontes consultadas pelo “WSJ” garantem que as marcas Cadillac e Chevrolet não seriam postas à venda, enquanto que outros dizem que até mesmo elas não estão fora das discussões.

A General Motors também analisa a possibilidade de oferecer novas ações para obter capital. Mas, segundo o “WSJ”, essa operação só valeria a pena se fosse duplicada a quantidade de ações no mercado, dado o preço reduzido dos papéis atualmente.

Analistas calculam que a montadora precisa entre US$ 10 bilhões e US$ 15 bilhões de financiamento adicional para seguir operando até 2010.

Fonte: Folha Online