GM celebra 2 anos em Joinville com 110 mil motores

Planta de Santa Catarina fabrica propulsores para Onix e Prisma

REDAÇÃO AB

Há exatos dois anos – em 27 de fevereiro de 2013 – a General Motors deu início às operações de sua nova fábrica de motores no Brasil, localizada em Joinville SC. No período, a unidade produziu 110 mil propulsores, modelos 1.0 e 1.4, além dos cabeçotes de alumínio, que equipam os Chevrolet Onix e Prisma, montados na fábrica da GM em Gravataí RS.

Com investimento de R$ 350 milhões, a fábrica ocupa uma área total de 500 mil metros quadrados, dos quais 200 mil metros quadrados foram destinados a preservação ambiental. É referência por ser a única do setor automotivo na América do Sul a receber a certificação internacional de construção sustentável Leadership in EnergyEnvironmental Design, da Leed Gold, em março de 2014, e a segunda da empresa no mundo: a primeira, em 2006, foi a unidade de Lansing Delta Township, localizada em Michigan, nos Estados Unidos.

Os processos de manufatura aplicados na linha de produção contribuem para manter os índices de sustentabilidade, como o teste frio de motores, que não utiliza combustíveis, evitando a emissão de gases poluentes. Somando outros processos, a planta alcançou economia de 13,8% e deixou de emitir 119 toneladas de CO2. O reuso de água totalizou 26 mil metros cúbicos por ano, volume equivalente ao consumo médio de 100 residências.

Em outubro do ano passado atingiu o status zero para resíduo em aterro. Possui ainda 1.280 módulos fotovoltaicos que ocupam uma área de 2.115 metros quadrados, que geram energia para toda a unidade industrial.

Fonte: Automotive Business