GM dá descontos a clientes de concessionárias fechadas nos EUA


A General Motors americana está oferecendo descontos de até 2 mil dólares na compra de seus veículos para os clientes das concessionárias que foram fechadas no processo de reestruturação da empresa.
O grupo tem atualmente mais de 5.800 revendedores, número que deve reduzir ainda mais, para ficar abaixo de 4 mil. Até o final deste ano, 1.839 revendas terão fechado as portas, a maior parte escolhidas pela corporação segundo critérios diversos. O processo de redução da rede gerou dezenas de milhares de demissões diretas, além de abalar o comércio e a arrecadação de muitas comunidades, principalmente no interior.

A GM enfrenta centenas de processos de ex-concessionários banidos, em busca de ressarcimento por prejuízos ou tentando reaver suas franquias. Para muitos desses comerciantes, o oferecimento dos descontos é uma medida prematura, que poderá levar seus clientes a procurarem outras lojas antes de ficar certo quais serão realmente fechadas.

A GM também está oferecendo inspeções e rodízio de pneus gratuitos ao mesmo grupo de clientes. Segundo portavoz da empresa, a intenção é reter a fidelidade dos consumidores, muitos dos quais estão insatisfeitos com a liquidação de lojas que frequentavam havia décadas e com cujos proprietários e funcionários mantinham relações pessoais.

As vendas da GM nos Estados Unidos caíram 34% nos primeiros 10 meses deste ano, comparadas às do mesmo período de 2008. Em outubro, porém, foram cerca de 5% maiores que as do mesmo mês no ano passado.

JM

Fonte: Auto Estrada