GM divulga sistema de auxílio ao motorista

                                                                                          Sistema HUD de auxílo ao motorista da GM
Tecnologia projeta os limites da estrada no pára-brisa

Márcio Murta

O Grupo General Motors informou na última quarta-feira (17) que o sistema de auxílio à visibilidade do motorista chamado de HUD (Head Up Display) pode entrar em produção nos próximos anos. A tecnologia, que faz uso de sensores e câmera localizados na dianteira do veículo, projeta laser no vidro dianteiro de modo a indicar ao motorista aonde está a estrada ou rua em que se está trafegando, caso as condições climáticas sejam adversas (como neblina ou chuva forte).

“Supondo que você esteja dirigindo na neblina, nós podemos usar as câmeras infravermelhas do veículo para identificar aonde estão os limites da estrada, enquanto o laser ‘pinta’ tais limites no vidro para que o motorista se localize” disse Thomas Seder, um dos membros do grupo de pesquisa e desenvolvimento de produtos da General Motors. O próximo passo do projeto, que está em desenvolvimento há 2 anos, envolve a combinação de sistema de navegação, visão noturna e maior quantidade de sensores para auxiliar o motorista a ficar atento à estrada.

Outra propriedade prevista para a nova versão do HUD da GM é a utilização de um sistema de reconhecimento de placas de trânsito, que possui a finalidade de alertar o motorista dos limites de velocidade, atentá-lo para a direção das curvas ou para lombadas que se aproximarem. Confira as fotos do funcionamento do sistema ao lado.

Fonte: Terra – Carro Online